quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Rodas de Conversas - uma metodologia para facilitar o diálogo com jovens

 Pedidos das Rodas de Conversas Clique Aqui
Acessem nosso portal e conheça mais sobre o Centro de Juventude www.cajueiro.org.br

As rodas de conversas A juventude quer Viver foi produzida  partir de 2017, teve como inspiração as metodologias sugeridas pelo Conselho Nacional de Juventude, neste período Lourival Rodrigues da Silva, representava a Casa da Juventude, na Câmara de Formação.

A ideia inicial foi produzir uma metodologia para que provocasse o diálogo entre jovens sobre o tema da defesa da vida. Foi produzida inicialmente para ser um material da Campanha da Fraternidade de 2008, porém não foi aprovada pela coordenação da Campanha. Com esta decisão a equipe de pesquisa resolveu fazer uma revisão no material e criar uma metodologia para a escuta da jovens.

Neste período recebemos a aprovação pela FAPEG de uma pesquisa sobre a Juventude quer viver, a situação da campanha criada em 2003. A ideia era saber do envolvimento dos/as envolvidos em algumas cidades do Estado de Goiás. O desejo era conhecer quem são os/as jovens. Foram aplicadas três rodas: Como é ser jovem? Como é ser jovem na comunidade? Como é ser jovem na sociedade?

As rodas foram aplicadas por outros/as jovens e a escuta dos/as pesquisadores/as do grupo de pesquisa sobre a Condição Juvenil. Este esforço de escutar à juventude e cuidar da vida.  Este material pode ajudar na escuta da juventude. Quem desejar este material ainda temos poucos materiais. Veja que pode usar na escola, grupos, espaços comunitários, etc. Este material é bem acessível para aproximar e escutar os adolescentes e jovens.


Esta segunda Roda de Conversa trabalha o Diálogo na Construção dos Direitos. Tem como objetivo  dialogar sobre a participação e o controle social  das Políticas Públicas de Juventude. Este material está organizado em quatro rodas. Ele foi aplicado por uns cinco anos antes de sua publicação. Não publicamos antes por falta de financiamento. Resolvemos incluir como uma das publicações da pesquisa do FAPEG sobre a Condição Juvenil II.  Esta Roda de Conversa teve como mentor Lourival que se juntou com uma equipe para a produção da mesma. Uma equipe que fez a revisão e a inclusão dentro do tema da pesquisa sobre religião, educação e violência.  As Rodas de Conversas estão vinculadas a Campanha "A Juventude quer Viver".  Este roteiro com 4 rodas pode ser utilizado em escolas, grupos de jovens, grupos comunitários. É urgente o tema das políticas públicas em uma sociedade que os direitos estão ameaçados.
Cada roda tem um roteiro de capacitação para educadores/as que irão aplicar.

Esta Roda Juventudes em Diálogos com a Educação, Violência e Religião pela construção dos direitos. Retoma o objetivo de conversar com a juventudes nos diversos espaços comunitários, o temas para o dialogo é educação, religião e violência com dinâmicas para estas conversas entre os jovens. Estes temas foram frutos da escuta realizada pela pesquisa apoiada pela FAPEG uma iniciativa de um grupo de profissionais vinculados a UFG/ Faculdade de Educação e Ciências Sociais; UEG, Centro de Juventude Cajueiro.  Por isto, este material com muito boa qualidade pode lhe ajudar no acompanhamento do trabalho com adolescentes e jovens.

Este material é inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire, a ideia é exercitar em nossa prática a educação popular e seus princípios.

A livraria do Centro de Juventude Cajueiro está disponibilizando este material, pelo preço de R$ 7,00 (sete reais) não está incluído o preço do frete.
Veja aí como fazer os pedidos. Ajudem a compartilhar as noticias da livraria do Cajueiro para que o material possa ser conhecido. Quem conhece e usa o material pode partilhar as experiências. Assim, vamos criando espaço para o trabalho com qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário