quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Projeto de Vida pessoal, comunitário e social um desafio para o acompanhamento das juventudes


Pedidos do material clique aqui


O tema do Projeto de Vida hoje tem sido assimilado pelo neoliberalismo e suas instituições.  Basta visitar algumas escolas que tem parceria com bancos que oferece subsídios sobre o projeto de vida e empreendedorismo. Pensar o projeto de vida significa inserir-se neste modelo econômico capitalista que tem lugar reservado para à juventude empobrecida. Basta verificar os cursos oferecidos para jovens pobres.

Também, exige olhar o discurso que se repete contra o Estatuto da Criança e do Adolescente e as leis de proteção à criança e o adolescente. Se repete sempre que devem trabalhar cedo porque o trabalho garante caráter, amor pelo trabalho... Só este discurso se repete para jovens empobrecidos, não vemos ninguém defendendo que rico trabalhe como adolescentes porque estes estão aprendendo línguas, balé, esportes ou fazendo visitas e até mesmo intercâmbio internacional para aprendizados de línguas ou ampliação da cultura. Por isto, o discurso precisa ser problematizado.

A Proposta de elaborar Projetos de Vida em nível pessoal, comunitário ou planetário visa ampliar a visão de adolescentes e jovens sobre o seu futuro, criar possibilidades novas, formar sujeitos autônomos e capazes de fazer escolhas pessoais e comunitárias em favor da vida em plenitude.

Construir projetos de vida com objetivo de libertar os/as jovens da prisão no presente que está localizado, não tem passado e nem futuro, não tem história e por isto, não é fazendor/a de histórias novas com direitos respeitados.

O projeto de vida quer motivar a juventude a exercitar, a escrever seus projetos para superar e criar outros caminhos com horizontes.

O material oferecido é simples, um roteiro para ser elaborado e pode ser partilhado em pequenos grupos de jovens, com acompanhamento de pessoas adultas que desejam jovens autônomos.

Este material está bem divulgado e tem muitas experiências do seu uso: em grupos de jovens, em grupos vocacionais, entre outros. Você conhece este material? Pode compartilhar como foi o uso dele em seu grupo ou pelo seu acompanhamento? Você já elaborou o seu projeto de vida tendo este material como referência.

Publicamos mais uma edição com a parceria da Congregação Nossa Senhora, as Cônegas de Santo Agostinho. Nós do Cajueiro agradecemos a presença das irmãs junto aos jovens e em acreditar no trabalho do Cajueiro assumindo a parceria com este e outros projetos.

Façam seus pedidos em nossa loja você pode fazer os pedidos para o email livraria@cajueiro.org.br ou pelo site www.loja.cajueiro.org.br  



Nenhum comentário:

Postar um comentário