quarta-feira, 5 de abril de 2017

Projeto na Trilha da Universidade na sua sétima edição inicia no dia 03 de abril 2017



No ano de 2017 o Projeto Na Trilha da Universidade, no seu quarto ano, inicia a sua 7a Edição, cerca de 500 jovens que foram envolvidos nestas trilhas por onde o Cajueiro e uma rede de parceiros tem construído com à juventude empobrecida.

O projeto visa capacitar jovens empobrecidos/as para o acesso a universidade e ao trabalho com dignidade, por isto, busca colaborar na visão de mundo, em uma leitura crítica, na construção de vínculos entre os jovens e no envolvimento destes sujeitos para a construção de uma sociedade mais justa e com direitos respeitados.

Nesta ano, iniciamos em janeiro, com reuniões de preparação do projeto, com educadores refletindo a partir das avaliações, o caminho do projeto em 2017. Decidiram por trabalhar a proposta em um ano, com possibilidade de acesso, em agosto de novos candidatos para o caminho da formação. Organizaram visitas nas comunidades e escolas, foi definido um panfleto e o uso das redes sociais para a divulgação.

A construção de um projeto pedagógico de modo coletivo com os educadores, tendo como referência os princípios da Educação Popular está sendo atualizado a cada edição. É uma opção para a sistematização do caminho trilhado.

Inscrição através das redes sociais online, realizada em fevereiro e março foram 243 jovens, vieram para a entrevista 102 jovens, muitos justificaram por trabalho, pelo horário, e outros porque havia sido chamados para algum curso dentro do processo seletivo. Foram selecionados 86 jovens, e iniciaram o projeto 60 pessoas.

Na abertura, uma aula especial sobre o projeto, estiveram presentes 80 pessoas entre jovens, parceiros, familiares e amigos dos jovens e do Cajueiro. Foi um tempo para escutar música, entender a situação donde estamos como país, com a ajuda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), apresentação do projeto e do Cajueiro, fala de cada um dos parceiros.

Foi anunciado que a semana será dedicada para pensar o projeto de vida, serão rodas de conversas sobre algumas profissões, com o objetivo de colaborar na escolha dos cursos e, também, para que os jovens saibam alguns aspectos desta realidade das profissões.

Em todo o processo de seleção, matrícula e acolhida dos jovens contamos com várias pessoas associadas no Cajueiro, amigos e parceiros neste projeto. Este é um projeto que conta com o apoio de vários grupos: Centro Cultural Cara Vídeo, Programa de Extensão da PUC-GO ProAfro, dois grupos da Espanha: La Abuela e Promenor, Observatório Juventudes na Contemporaneidade, pessoas voluntárias que apoiam as aulas e atividades complementares.

Este projeto é coletivo. Ele deseja fazer diferença na vida da juventude. Se você também, acredita que juntos podemos construir um mundo melhor, deseja colaborar de algum modo, então nos procure. Pode enviar sua mensagem para centrojuventude@cajueiro.org.br pode participar como colaborador/a do SOU CAJUEIRO, fazendo sua doação mensal, semestral ou anual. Também, doar alimentos para o lanche destes jovens: poupa de frutas, bolachas, arroz, macarrão.... Entre nesta trilha.

Você pode conhecer melhor o Cajueiro CLIQUE AQUI 
ou visite nosso blog www.cajueirocerrado.blogspot.com.br ou nosso facebook centrocajueiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário