domingo, 2 de abril de 2017

Grupo de Estudos de Educação Popular se encontra para o seu planejamento anual





O grupo de Educação popular já está em seu terceiro ano, depois da oficina de aprofundamento sobre o tema da Educação Popular e levantamento dos temas para o estudo em 2017, um grupo de 11 pessoas se encontrou para organizar o caminho do ano.
 
No dia primeiro de abril de 2017 o grupo de Educação Popular se reuniu no Cajueiro das 8:30 com um café da manhã até às 12:00. Às 9h, após a apresentação dos presentes, a Rita apresentou o vídeo La Luna e os participantes relacionaram a temática do vídeo com a Educação Popular. Os desafios apontados para a educação popular a partir da leitura do vídeo:
- observação, encantamento nas descobertas, troca de experiências, abertura para aprendizagem, beleza, exige riscos, emancipação, iniciativas.... um pequeno vídeo, muitas descobertas. Veja você também o vídeo e deixe o seu comentário.
 
Carmem ficou com a tarefa de comentar a história do Cajueiro. Ela recordou a organização e os projetos 2016 - 2020 e comentou o texto Uma memória dos 4 anos do Cajueiro.  
Em seguida as pessoas comentaram sobre a importância sobre as contradições da história e como a existência do Cajueiro é um sinal de esperança, podemos resistir diante de situações que parecem não ter saídas e manter fidelidade ao projeto de construção de uma sociedade justa. Se puderem ler o texto da memória dos 4 anos e deixar o seu comentário, agradecemos a participação.


 Às 10h iniciou-se as atividades do planejamento. Foram apresentados alguns temas chaves para o grupo, definidos a partir do primeiro encontro. Dividiu-se os participantes em três grupos para verificarem os temas abordados e se sentiam contemplados neles, podendo acrescentar, tirar e agrupar os temas propostos. Após definidos os temas, estabeleceu-se o calendário das atividades bem como os responsáveis por cada um deles, conforme apresentado a seguir.

DATA
TEMA
RESPONSÁVEIS
06/05
Análise de conjuntura
Ângela e Arilene
03/06
Educação popular: conceitos e memórias
Claúdia e Rita
01/07
Movimentos populares e educação popular
Ângela e Karla
05/08
Direitos humanos e educação popular
Carmen e Willy
02/09
Gênero, feminismo e educação popular
Karla, Kátia e Márcia
07/10
Pesquisa participativa
Eudilene, Gecineia, Flávia e Luciana
11/11
Sistematização
Carmen e Cláudia
02/12
Projeto Popular de Transformação
Arilene, Márcia e Rita

Caso você deseja participar deste grupo entre em contato conosco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário