quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nota sobre o atentado da Samarco/Vale em Mariana da Pastoral da Juventude de Minas Gerais e Espírito Santo

NOTA DA COORDENAÇÃO REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO REGIONAL LESTE 2 COM RELAÇÃO AO ATENTADO DA SAMARCO/VALE




"A primeira tarefa é colocar a economia a serviço dos pobres. Os seres humanos e a natureza não devem servir ao 'Deus do dinheiro'. Precisamos dizer 'não' a uma economia de exclusão e desigualdade na qual o dinheiro domina, em vez de servir"
(Papa Francisco em encontro com Movimentos Populares em Santa Cruz de La Sierra/Bolívia – julho de 2015)


A lama desceu. O rio morreu. Vidas foram ceifadas. Sonhos estão destruídos. Apesar de toda tragédia, a esperança cristã, embebida da Utopia da Eucaristia, teima em resistir. E ela é mergulhada no Sangue de Libertação, que leva à lutar, gritar e arriscar o pescoço pelo bem coletivo.

Nós, da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude do Regional Leste 2/CNBB, que representa as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, estados fortemente atingidos pelo crime hediondo da Samarco e Vale, manifestamos nossa solidariedade e convocamos todos os grupos de jovens a continuarem dando seu grito de liberdade, seja nas ações solidárias, na formação crítica, nas orações ou nos protestos com relação ao rompimento da barragem no distrito de Bento Rodrigues.

Ratificamos aqui nosso repúdio à todas as ações que degradam a vida humana em nome do Capital. Aí se incluem todas as mineradoras que exploram as riquezas sem pudor, angariando lucros exorbitantes e se esquecendo da dignidade das comunidades onde atuam. Incluímos aí nosso repúdio à omissão dos governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, que ainda não deram uma resposta satisfatória à esse episódio trágico. Lembramos nosso total apoio ao fim do financiamento privado de campanhas eleitorais, que tem trazido benefícios à esses empresas ao longo dos anos, favorecendo as negligências apontadas e o descompromisso com qualquer retorno social.

Na certeza de que, como Francisco pede na “Laudato Si”, precisamos de uma “conversão ecológica”, pedimos que continuemos nossas lutas constantes em parceria com os movimentos populares que sonham com um mundo novo, onde uma organização social solidária possa vencer o grande pecado social do capitalismo. Ressaltamos aqui a importância do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do qual um dia o jovem Diego Willian participou. Ele, que é exemplo para a juventude, intercede por nós e nos inspira a lutar por vida, justiça e paz.

Nos unimos também a todas as cidades mais atingidas, tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, e pedimos que Jesus de Nazaré, profeta do amor, nos fortaleça na luta diária contra o “esquadrão da morte e dos prevalecidos”. Nosso Pai luta em favor dos pobres e oprimidos. E é do lado deles que estamos.

Amém.

2 comentários:

  1. Irmãos nos unimos a vocês, vamos continuar lutando pelo nosso planeta e cobrando os responsáveis para que tomem providências rapidamente para que a tragédia não se alastre ainda mais,

    ResponderExcluir
  2. Irmãos nos unimos a vocês, vamos continuar lutando pelo nosso planeta e cobrando os responsáveis para que tomem providências rapidamente para que a tragédia não se alastre ainda mais,

    ResponderExcluir