domingo, 8 de novembro de 2015

Ecologia e Bíblia foi o tema da 4a etapa da Escola Bíblica para Jovens





Passou rápido, passou mais rápido do que podíamos imaginar e lá estávamos nós na IV etapa da Escola Bíblica de Jovens. Era muita animação, ansiedade,dúvidas e provocações aguçadas pelas as outras etapas. A saudade já batia em nossos corações e a sede de conhecimento fazia com que não quiséssemos que acabasse.

A última etapa foi assessorada pela melhor pessoa : Graça, como teu próprio nome diz; uma graça de pessoa. Com toda sua espontaneidade, simpatia  e competência fez-nos refletir naquela manhã sobre o tema da respectiva etapa : Ecologia e Bíblia. Entendemos sobre o que era ecologia e como devemos nos relacionar com a natureza em nosso dia a dia. Assuntos como consumismo, desmatamento e exploração, política e legalidade também foram colocados em pauta.

Após o almoço, estudamos variadas chaves de leituras. Leituras bíblicas foram delicadamente analisadas, acompanhadas das leis das terras. Aprofundamos no pensamento capitalista ou “capetalista” - colocado pela assessora - imposto na sociedade atual e seus impactos que geram o pecado do ser humano. A discussão sobre o pecado gerou questões polêmicas que complementaram o tema. 

Durante a noite, em comemoração ao término da etapa foi preparado uma formatura da EBJ. Acompanhada de oração, muita música, lágrimas e formalidade foram entregues os certificados.“Concluímos a EBJ!”, logo depois foi revelado o amigo secreto - planejado desde a etapa anterior - com muita animação e euforia. Voltamos para as casas que nos acolheram, pensando no dia seguinte: no último dia de escola. 

Na manhã, retornamos ao salão e em clima matinal; estudamos sobre a história da criação do mundo e a Arca de Noé, em forma de teatro e logo após com o esclarecimento da assessora. Dando enfase às relações com Deus, o próximo e a terra.

O envio da IV etapa, foi feito em uma cachoeira próxima ao salão, onde entramos em contato com a natureza e com o outro; colocando em prática tudo o que aprendemos na etapa. Toda a leveza das plantas, a agitação da água e o canto dos animais remetia-nos todos os ensinamentos, não só dessa etapa, mas de todas as outras. O sentimento era de : “que saudade, saudade dessas pessoas, desse lugar, dessa escola, desses assessores, desse momento”. A EBJ foi simplesmente marcante.

                                                                                                Texto: Iara Correia

Imagens - PJ de Goiás

[i] Escola Bíblica de Jovens, realizada em Carmo do Rio Verde/GO, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, da parceria firmada entre a PJ da Região São Patrício - Diocese de Goiás e o CEBI GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário