quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Na Trilha da Civilização do Amor - Caminhando na Esperança...






Inicia hoje, 20 de agosto de 2014, a segunda turma do curso virtual
 – Na Trilha da Civilização do Amor

O Centro de Juventude Cajueiro em sua proposta de formação em parceria com a Pastoral Juvenil/Celam, Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Juventude/Manaus/AM, Pastoral da Juventude/CNBB, Instituto Regional de Pastoral Juvenil – SEJUVE, Vida e Juventude/DF, Irmãs de São José de Tarbes/Itaberaí/Goiás, Spes – Instituto de Pastoral Juvenil da Venezuela, Cáritas Brasileira e Irmãos Maristas – Província do RS/DF/AM  realizam o Projeto Caminho de Esperança com dois projetos – Na Trilha da Civilização do Amor e Na Trilha do Grupo de Jovens.

O segundo projeto, com o curso Na Trilha da Civilização do Amor inicia dia 20 de agosto de 2014 e encerra no dia 20 de dezembro de 2014, com quatro módulos: 

1) Acolhida, reconhecimento da rede e das pessoas que participam do projeto – a pessoa do/a educador/a; 

2) O marco da Realidade da juventude Latino Americana e a história da evangelização do continente;

3) As referências que sustentam nosso caminhar – o marco doutrinal e o celebrativo;

 4) Os caminhos que vamos trilhar para o acompanhamento, com foco na elaboração de um projeto de intervenção.

Nesse segundo projeto (curso) estão inscritas cerca de 180 pessoas entre participantes, facilitadores e a equipe coordenadora. São pessoas de 12 países, entre eles a Alemanha Os países de língua espanhola são: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Paraguai; de língua portuguesa, temos  o Brasil.

Serão formadas 06 turmas: 04 turmas em Português e 02 turmas em Espanhol. As turmas em Português estão organizadas por proximidade regional, mass também teremos duas outras:  uma dos Maristas e outra dos Josefinos  de Murialdo.  Podemos contar  com  12 pessoas, facilitando o curso, sendo duas pessoas para cada turma. A coordenação geral é formada por Katiuska Serafin, SJT, Carmem Lucia Teixeira, Hilário Dick, SJ, Vanildes Gonçalves e Anderson Deizepe. 

Durante o tempo da acolhida, vamos manter abertas as inscrições (cinco dias), caso outras pessoas queiram se juntar nesta Trilha de Formação.

O valor pago será aplicado no curso –  pagamento do uso da plataforma – dados, acompanhamento, coordenação do curso. 10% de cada projeto destinamos à sustentação da estrutura do Centro de Juventude Cajueiro. Se você não participa, porém deseja sustentar a formação de pessoas para o acompanhamento à juventude pode entrar em contato com soucajueiro@cajueiro.or.br para participar deste esforço.

Das pessoas inscritas, 90 estão no serviço de assessoria e cerca de 50 estão em coordenações. Os participantes estão atuando nos serviços de evangelização à juventude – desde as comunidades através da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastorais de Juventude vinculadas às Congregações e Movimentos. Quanto à faixa etária, o grupo  tem cerca de 50 pessoas que nasceram na década de 90 e em torno de 10 pessoas na década de 60.  A pessoa mais velha está com mais de 50 anos e a mais nova com 15 anos. Significa que é um espaço Inter geracional com experiências diferentes no acompanhamento da evangelização da juventude. 

Carmem Lucia Teixeira/ Pe. Hilário Dick,sj - coordenação do Curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário