terça-feira, 2 de julho de 2013

Intercâmbio Missão Aprender




Acontece neste ano em 30 dias. em três espaços - Goiania/GO (CAJUEIRO),  Sao Paulo (IPJ) e Rio  (JMJ). Com o objetivo de partilhar as experiências de Vida na perspectiva de estabelecer redes e re-construir os projetos de vida em vista de um Outro Mundo Possível.

O projeto missão aprender, fomentado pela DKA, em sua realização conta com momentos de integração do grupo, garantindo que cada pessoa rompa as barreiras e fronteira de sua cultura para entrar e viver a cultura “do outro”, na verdade, a cultura do Bem-Viver. Uma forma de aprender e conviver com o diferente. Permitir que o outro também entra e viva a nossa cultura, nossas histórias, nossos sabores. Neste ano de 2013 o intercambio acontecerá em Goias e São Paulo.

A integração é garantida logo no começo do intecambio, com integração, mas também ao longo de toda a experiência é garantido momentos de alimentação onde cada pais será convidado a fazer um prato para cada pessoa possa experimentar a cultura do outro; também nos momentos livres são momentos de integração espontâneos.

No segundo momento será espaço para cada um fale quem é, suas histórias, famílias, realidades. Além de falar da pessoa, também haverá espaço para falar da realidade de cada país. Como o foco do intercambio é sobre juventude vamos motivar o grupo a falar da realidade das juventudes de todo o país, ir além da realidade da juventude do seu pequeno grupo de trabalho.

Durante todo o intercambio o grupo será motivado a registrar suas perguntas, reflexões relatos de experiência no Diario de Bordo.
Depois de apresentadas as realidade do grupo, haverá dois momentos de estudo: um sobre a realidade do juventude no Brasil e no Mundo conduzida pelo Lourival Rodrigues, especialista em Juventude; e uma analise de conjuntura, conduzida por Victor, defensor publico e mestrando.

Logo depois do momento de estudo o grupo será preparado e enviado a vida em experiências, que será um momento de convivência com diversos grupos. Cada pessoa vai escolher a experiência em que quer participar desde o dia da apresentação da programação, pois cada um terá a liberdade de assumir essa experiência a partir dos desejos e possibilidades apresentadas nesta proposta de intercambio.
1ª) Acampamento rural – o lugar de acampamento é o lugar que as famílias esperam e também uma forma de pressionar o governo a assentar as familias em pequenas propriedades rurais. Geralmente os acampamentos são precários, sem água encanada, luz, esgoto, casa, banheiro, ou qualquer infra estrutura que uma família precise para viver.  As famílias moram em barracos de lona. Alguns acampamentos resistente mais de 10 anos para conseguir a desapropriação de terras devolutas, que não estão desenvolvendo seu papel social (plantar, produzir, colher). As famílias buscam empregos próximos aos acampamentos como forma de se manterem e buscam escolas para as crianças estudarem, quando as cidades são próximas. Muitos acapamentos também contam com doações do próprio movimento social ou da comunidade local e outros grupos.

2ª) Assentamentos – são pequenas propriedades rurais, na sua maioria de familias agrícolas ou de grupos etnoassentandos, como quilombolas e indígenas. Estes grupos podem estar organizados em associações ou cooperativas como forma de se organizarem para o trabalho no assentamento, ou as famílias buscam produzir nas suas áreas particulares e há um espaço no assentamento destinado a produçao coletiva. Geralmente os assentados pagam ao órgão do governo um valor simbólico pela terra, durante 10 anos ou mais, podem acessar créditos rurais para produçao ou para construção de casas, e só podem vender suas terras se possuírem a escritura, geralmente concedida depois de 20 ou 30 anos de posse da terra.

3ª) Farmacia Popular – são grupos organizados no Brasil a partir da experiência do Movimento Popular de Saude, que agrega as pessoas que aprenderam a fazer remédios naturais com seus avos ou os mais velhos de suas comunidades, sabem sobre as plantas nativas de sua regiões, fazem praticas de preservação das plantas nativas e sabem manipula-las como remédios para diversas doenças.  Nesta experiência vamos conhecer a farmácia popular e depois visitar o cerrado para conhecer as plantas nativas
4ª) Fazenda de acolhimento a drogadictos
5ª) Visita a comunidade de Itaberai
Logo depois de visitar essas experiências, o grupo retorna a cidade de Goiás, para fazer uma partilha de como essas experiências marcaram suas vidas, o que agregou, o que tocou, para em seguida realizar a avaliação desse primeiro momento em Goiás.
O grupo viaja a Goiânia, para conviver com as famílias no espaço urbano de Goiânia, ir a Brasilia e fazer o momento de avaliação final e despedida.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Kelly Christina
Elaboraçao de projetos, Educadora Social, Arte Educadora e Shiatsuterapeuta
Associação Cajueiro - cajueirocerrado.blogspot.com.br
62.8122.0986 - skype kelly.arte.popular

2 comentários:

  1. estou segura de que va ser uma experienca muito bonita :-) gosta muito de logo! um abraco desde Austria a toda a gente!

    ResponderExcluir
  2. estou segura de que va ser uma experienca muito bonita! gosta muito de logo! um abraco desde Austria a toda a gente!

    ResponderExcluir