quinta-feira, 4 de julho de 2013

Contexto e pedagogia de ação com juventude



Contexto, compreensão e pedagogia de ação com juventude: na proximidade da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Bispo e os padres da Diocese de Erexim viveram curso anual de formação permanente sobre a juventude, com assessoria da educadora e pastoralista de Goiânia, Carmen Lúcia Teixeira, de segunda a quarta-feira desta semana, no Seminário de Fátima. Ex-assessora da CNBB para o Setor Juventude por cinco anos, Carmen Lúcia ajudou a todos a analisarem sua compreensão de juventude a partir do seu tempo de jovens e no contexto atual, a fim de poderem desenvolver uma pedagogia de ação participativa, dentro de um processo e não de meras atividades isoladas.

Todo adulto teve seu tempo de jovem com experiências semelhantes aos jovens de hoje, mas em contexto diferente. O contexto de hoje é marcado por uma estrutura, um jeito de organizar o sistema econômico, cultural, social que afeta a todos. Foram analisados alguns aspectos da conjuntura atual, na qual aparecem a força das redes sociais, a desestruturação da família, o consumismo desenfreado, a cultura do descartável, o descrédito das instituições e dos políticos, a crise de líderes, as drogas, a violência e a criminalidade, a criminalização dos jovens. De tudo, resulta, entre outros aspectos, uma situação de medo generalizado. Em particular, o jovem tem medo de sobrar, de morrer, de estar desconectado.

A partir desses aspectos, Carmen Lúcia motivou reflexão sobre paradigmas para a atuação com a juventude, uma proposta pedagógica que contempla a juventude como caminho de discipulado e missão. Tomou como inspiração alguns lugares bíblicos que marcaram o caminho de Jesus em seu anúncio do evangelho e em sua trajetória até a doação total de sua vida pela salvação da humanidade.

A assessora insistiu na necessidade de uma ação planejada, com programas e projetos estabelecidos a partir das necessidades mais urgentes percebidas na situação em que as pessoas se encontram.

Em relação ao trabalho específico com jovens, eles devem ser os protagonistas. A juventude não pode ser vista como simples período preparatório para a vida, nem como etapa problemática, nem como ator estratégico, de grande potencial, mas como cidadã, sujeito de direitos que caminha para a autonomia.

Na avaliação do curso, destacou-se que provocou a reflexão e uma nova compreensão sobre a juventude; desmistificou conceitos; conscientizou dos condicionamentos dos conceitos que se tem; alertou sobre a necessidade olhar os jovens com os olhos deles e de trabalhar eles a partir de sua realidade. A avaliação acentuou também o testemunho da assessora, seu engajamento na Igreja, seu espírito crítico e metodologia participativa.

Uma missa no Santuário, presidida pelo bispo, marcou o encerramento do curso. No final da celebração, Dom José convidou a assessora para a frente do altar e lhe dirigiu expressivas palavras de agradecimento. 


 Pe. Antonio Valentini Neto, pela assessoria de comunicação da Diocese de Erexim.

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