terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ser Casa... Helia Marina

Ser casa...
“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas...”

De tantas casas visitadas em Rio Branco (achei curioso), em todas que estive as pessoas tiravam os sapatos, as chinelas antes de entrar na casa. Descobri que existe este costume por lá, “não é por causa da limpeza, é sinal de respeito mesmo”, me disse uma jovem. De fato, é preciso respeito para entrar na casa do outro que acolhe. É na casa que comemos, conversamos, sorrimos, brigamos, na casa estamos confortáveis para sermos mais humanos, para descansar, dormir. Ser casa, ser morada é sinal do sagrado. 

O Acre foi morada da Pastoral da Juventude em Janeiro de 2018, partilhamos angustias, sonhos, alegrias, avaliamos, questionamos, visualizamos, rezamos, fizemos arte e nos cansamos também. O cansaço faz parte do processo, e quando ele chega é bom ter lugar para descansar.
No texto bíblico que iluminou o 12° Encontro Nacional da PJ, Jesus estava cansado da viagem e precisou parar para beber água a beira do poço, quem deu agua pra Jesus foi a Samaritana que também tinha sede, mas sede de esperança. No dialogo ambos foram morada um para o outro e puderam descansar. 


A exemplo do Jovem de Nazaré, que buscou matar sua sede e também dar de beber no dialogo com uma mulher, fomos chamad@s no ENPJ a “ser colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove”. Bebemos da fonte do sagrado, na partilha da vida, do pão e da utopia.


O TXAI nos desafia, nos provoca para a doação de ser morada, TXAI é a disponibilidade de ter metade de mim n@ outr@ e de carregar metade deste alguém comigo também, mais que amig@s e irmãos, somos um só. E isso significa sentir junto, lutar junto, rezar, festejar, celebrar, cantar, juntos. É na coletividade, na diversidade, que vamos construindo na nossa morada Pastoral os caminhos que nos levam a festa do bem viver. 


Estando juntos/as renovamos nossa força, fé e esperança, para voltar para as nossas Galileias. Voltar para a realidade não é tarefa fácil, mas é Jesus quem fala com a gente, e seu chamado é provocador, é Jesus quem fala com a gente e na sua fala, podemos perceber que o cuidado com a vida da juventude, “não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.



Feliz é aquele que transfere o que sabe a aprende o que ensina.”
Hoje estando já na minha Galileia, na minha casa, agradeço profundamente a Galileia que foi morada neste 12°ENPJ. E a todas as pessoas envolvidas no processo de construção deste encontro, pessoas que se disponibilizaram a ser casa e aconchego. Vocês são sinal de esperança no mundo. Gratidão. TXAI. 


Hélia Marina
Pastoral da Juventude Regional Centro Oeste/ Cajueiro - Centro de formação, Assessoria e Pesquisa

Texto publicado na página do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário