domingo, 15 de janeiro de 2017

Uma carta para a PJ - Luis Duarte

Uma carta escrita de um jovem para outros jovens. Um jovem de Goiás, do Cajueiro escreve para a PJ organizada. É uma carta escrita para toda PJ.
Veja a carta da Integra: 


Queridos/as jovens da PJ do Rio Grande do Sul,

É com alegria que me uno a vocês na realização do Animadores/as da PJ do Rio Grande do Sul. Ao acompanhar de perto e de longe esse encontro e seu processo, fiquei pensando em umas das coisas mais sagradas da PJ em minha vida e sei que nada vida de quase todos/as os/as jovens: a amizade!
Sem dúvida alguma, uma das maiores marcas da PJ nas nossas vidas são as amizades. Sim, na PJ descobrimos os sabores da vida tecida em amizade, esse amor eterno. É no grupo e nos encontros/atividades que vamos cultivando grandes e verdadeiras amizades. É no grupo que descobrimos que seguimos Jesus e nos comprometemos com o Reino de Deus, como um grupo de amigos/as.

Com certeza, cada um/a de vocês pode dizer o nome de dois ou três amigos/as que fez na Pastoral da Juventude. E sabe o mais bonito disso tudo? Daqui a cinco ou dez anos esses/as continuarão sendo amigos/as de vocês. Todos/as que passaram pela PJ levam dela, a marca da amizade.

As amizades tecidas na PJ são amizades duradoras. É que a vida de grupo nos permite amar o/a amigo/a naquilo que ele/a é e não naquilo que desejamos que o/a outro/a seja. Nos permite e nos ajuda a sermos quem somos verdadeiramente e assim acolhermos o/a irmão/ã naquilo que ela/e é.
Ora, se a vida em grupo nos deixa inúmeras marcas e nos deixa a também a grande marca da amizade, é dever nosso garantir que outros/as jovens também possam ser marcados/as profundamente pelo grupo de jovens... Sim, precisamos cuidar dos grupos de jovens de nossas Paróquias e Dioceses para que mais jovens possam fazer a experiência da vida em grupo.

Entre nós não cabe o desânimo ou o cansaço. Somos permanentemente convocados/as a articularmos grupos de jovens. A fazermos formações. A aprofundarmos, em grupo, a nossa identidade, missão, mística, seguimento e serviço.

É fato que haverão momentos difíceis na caminhada de nossas Paróquias e Dioceses. Mas, é fato que não estamos sozinhos. Somos e temos amigos/as na Pastoral da Juventude e juntos/as enfrentaremos e venceremos os desafios. Não duvidemos de nossas capacidades, ainda mais quando estamos unidos/as por profundos laços de amizade.

Sigamos articulando e animando nossos grupos de jovens. Sigamos criando grupos de jovens e animando-os. Todos/as os/as jovens têm o direito de serem marcados pela vida grupal e pela amizade. Não descuidemos de nossos grupos de jovens. Permitamos com nossos serviços que outros/as jovens também façam essa bonita e intensa vivência da amizade em grupo.

Que o Mestre de Nazaré, nosso amigo e irmão, estejam nessa missão. É Ele quem nos convoca e nos envia a articular grupos de jovens e viver profunda e radicalmente a amizade.
Abraços muitos,
Luis Duarte Viera

Nenhum comentário:

Postar um comentário