quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fórum da Juventude do Cerrado reúne centenas de jovens para discutir a vida no bioma



Mais de 300 jovens se reuniram entre os dias 09 e 11 de setembro na cidade de Itaguari/GO para participar do Fórum da Juventude do Cerrado, atividade realizada pela Pastoral da Juventude da Diocese de Goiás com o apoio de várias entidades parceiras, como a CPT Regional Goiás, Cebi Goiás, Cajueiro, UEG, Adveniat e PJ Regional Centro Oeste. 

O Fórum, motivado pelas reflexões da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, discutiu o tema "Juventude, Vida e Cuidado no Chão do Cerrado" e a iluminação bíblica "Vou criar novo céu e nova terra" (Is 65, 17), em mesas de debate e oficinas como agroecologia, fotografia e penteado afro.

Festa dos Povos do Cerrado

Além das discussões, o Fórum da Juventude do Cerrado também promoveu, na noite de sábado, uma grande festa com as manifestações artísticas e culturais cerradeiras. Apresentações da tradicional Folia de Santos Reis, catira, fiaderas e moda de viola resgataram a identidade dos povos do cerrado e os espetáculos dos artistas do Circo Laheto encantaram o público presente com acrobacias e números em pernas de pau.

DNJ e Dia do Cerrado

No dia 11 de setembro, que marca o Dia Nacional do Cerrado, também foi celebrado o Dia Nacional da Juventude com uma grande caminhada que deu início à celebração eucarística, terminando numa chácara próxima à cidade onde aconteceram as atividades principais. Após a Missa, foi servido o tradicional almoço da culinária da Folia, acompanhado de diversas apresentações culturais preparadas pelos próprios jovens. 

Encerrado o Fórum da Juventude do Cerrado, na mística do envio, cada jovem recebeu uma muda de árvore nativa do cerrado, como símbolo do compromisso com a vida e o cuidado com este bioma natural e cultural.

Além de jovens da Diocese de Goiás, estiveram presentes representantes das Arquidioceses de Goiânia e Brasília, e das Dioceses de São Luis de Montes Belos, Itumbiara e Anápolis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário