quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lourival Rodrigues: de vendedor de produtos do milho em Anicuns, a cajueiro em Goiânia






Inspirada na frase da companheira Míriam Fábia, também militante da Pastoral da Juventude, “De carroceiro a pesquisador”, dita no dia do velório do Lourival Rodrigues da Silva, o Lori, intitulei esta singela homenagem a ele, meu querido amigo, por ocasião dos 3 meses de sua Páscoa.

A ideia deste texto surgiu na preparação do Encontro da Primavera, ocorrido nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, em Hidrolândia, GO. Trata-se de um encontro bianual que reúne os militantes da Pastoral da Juventude oriundos da diocese de São Luís de Montes Belos-GO e que hoje residem nos mais diversos rincões de Goiás.


Os militantes presentes ao evento escreveram suas memórias acerca dos múltiplos sentidos desse encontro que, desde 1995, vem ocorrendo sistematicamente. Nesse cenário, resolvi dar meu testemunho sobre o meu avatar, meu amigo, irmão, companheiro... Um camarada de muita fé na Juventude, o doce e forte Lori, quem muito me influenciou na caminhada da PJ de São Luís.

Nos idos de 1987, esse moço foi morar com a família em Anicuns, minha cidade natal, e acabou contribuindo para mudar a minha trajetória de vida na PJ de um jeito especial e definitivo. Ao chegar a Anicuns, Lori eu nos tornamos uma espécie de "dupla dinâmica" da região IV. Com ele, descobri, entre tantas coisas, o gosto pelo teatro, pelo improviso, pela alegria, pela criatividade... E, como não deixar de destacar, pelas delícias do milho, como a polenta, por exemplo. 

Encontrávamos para planejar cursos, assembleias, reuniões, celebrações, DNJ em São Luís quase sempre na fábrica de produtos de milho onde ele trabalhava. Eu saía de lá carregada de espiritualidade, fé, esperança e também com muitas sacolas de produtos de milho presenteados por ele. Com Lori ri, chorei, partilhei dores, angústias, sofrimentos, segredos... Tenho-o como um verdadeiro "irmão", mais que de sangue. 

Amigo, querido, você é "luz, é raio, estrela e luar". Você é um líder popular nato. Tem uma doçura especial. Uma capacidade de oratória que vem do coração, das experiências vividas, do amor que sente pela juventude. Amo VOCÊ, amigo! Grata por existir nas nossas vidas e em nossas memórias. 


Agora que está em outro plano, junto de Deus e dos companheiros da PJ que também já fizeram a passagem, olhe por nós com o zelo que sempre teve.

Cleidimar Mendonça
01 de agosto de 2016
03 meses da Páscoa do Lourival

Nenhum comentário:

Postar um comentário