terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

APOIE OS PROJETOS DO CAJUEIRO - FAÇA SUA DOAÇÃO


Se deseja conhecer e colaborar? escreva para:  soucajueiro@cajueiro.org.br
FAÇA SUA DOAÇÃO - SOU CAJUEIRO

Celebramos 3 anos de trabalho voluntário em favor da juventude empobrecida. Estamos com vários projetos que podem ser apoiados por grupo e pessoas. Você deseja fazer parte desta Rede a favor da vida da juventude?

Você pode oferecer um presente para a juventude apoiando os projetos do Cajueiro de  2016 a 2020:


O Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude - CAJUEIRO tem como missão promover e incentivar a formação, assessoria, pesquisa, defesa e promoção dos direitos humanos em especial as juventudes, além de promover projetos sociais, cursos, seminários, para capacitação de agentes comunitários, lideranças, gestores, educadores e organização sociais.

É constituído por um coletivo qualificado de profissionais com experiência de atuação junto aos/às adolescentes e jovens, direitos humanos, mulheres, igualdade racial, gênero, LGBTT, agricultura familiar, comunidades tradicionais e pesqueiras, turismo solidário/comunitário, economia solidária e tecnologias sociais nas áreas de artes cênicas, assistência social, ciências sociais, ciências biológicas, contabilidade, comunicação visual, direito, filosofia, gestão ambiental, história, pedagogia, psicologia e teologia. O CAJUEIRO desenvolve ações dentro de 4 (quatro) programas, os quais destacam:

1.    Programa de Assessoria – tem como objetivo oferecer assessoramento as instituições: eclesiais, governamentais, educacionais, entre outras para assessoramento e tem como projetos:

a.    Intercâmbio Missão Aprender – realiza através das trocas de experiências entre grupos e turismo solidário/comunitário a capacitação de animadores/as de processos, em especial destinada à juventude, em ambientes: eclesial, e de base comunitária, preparando lideranças para coordenar e acompanhar projetos comunitários;

b.    Redes em Favor da Vida – articula e mobiliza a sociedade em favor da vida da juventude tendo como instrumento as Campanhas Juventude Quer Viver e Extermínio de Jovens;

2.    Programa de Formação Integral para Protagonismo Juvenil – tem como objetivo fomentar e desenvolver formação integral, garantindo aos adolescentes e jovens seu protagonismo e possui 7 projetos:

a.    Protagonismo Juvenil e o Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável: promove o protagonismo juvenil no desenvolvimento territorial sustentável, com ações transformadoras no campo da economia solidária garantindo geração de trabalho e renda na construção do Bem Viver.


b.    Políticas Públicas – Controle Social: capacita lideranças juvenis para atuarem em espaços de incidência política como conselhos, fóruns e movimentos sociais.



c.     Mística do Bem Viver: capacita animadores/as  e lideranças de processos destinada à juventude, em ambiente eclesial,  para coordenar e acompanhar.


d.    Na Trilha da Comunicação - Jovem Comunica: reflete, comunica e constrói estratégias de comunicação da Instituição e com os jovens em uma dinâmica de provocar novo olhar sobre as juventudes.


e.    Educação Popular: oferece formação integral e sistematiza experiências e metodologias com princípios da educação popular para lideranças conscientes e comprometidas/os com o Bem Viver;


f.     Caminho de Esperança: capacita animadores/as e lideranças de processos destinada à juventude, em ambiente eclesial, para coordenar e acompanhar grupos juvenis; Com dois projetos virtuais: Na Trilha do Grupo de Jovens ( 6 cursos de duração de 2 meses e Na Trilha da Civilização do Amor ( 1 curso com duração de 4 meses)


g.    Na Trilha da Universidade -  garante formação integral a juventude empobrecida para facilitar o acesso a universidade, concurso públicos e mercado de trabalho.


3.Programa de Pesquisa, Estudo e Sistematização – tem como objetivo pesquisar, estudar, aprofundar e sistematizar as realidades juvenis. E possui 4 projetos:

a. Pesquisa  sobre a Condição Juvenil: pesquisa, estuda e sistematiza as realidades juvenis e o seu contexto para maior aproximação e diálogo com estes sujeitos em vista de construção de políticas públicas e de conhecer melhor esta realidade.


b.    Grupos de Estudos: aprofunda os temas que se relacionam com a atuação no campo da juventude: educação popular, formação integral, políticas públicas, economia  solidária, comunicação entre outros.


c.    Observatório Juventudes na Contemporaneidade: aprofunda, analisa, pesquisa e estuda as realidades enfrentadas no cotidiano juvenil;


d. Publicações – sistematiza as pesquisas sobre o cotidiano juvenil;


4.    Programa de Sustentabilidade – tem como objetivo captar recursos e  garantir a gestão dos recursos humanos e comunicação, e divide-se em:


a.   ·Gestão Administrativa e Financeira: estabelece processos de transparências das ações do CAJUEIRO;

b.   ·Gestão de Pessoas: contribui na formação de pessoas para se tornarem atores e atrizes de novas formas de gestão com princípios da cooperação e solidariedade;

c.   ·Comunicação: reflete, comunica e constrói estratégias de comunicação da Instituição (interna e externa) envolvendo as juventudes em uma dinâmica de provocar novo olhar sobre vida juvenil.

Os programas do CAJUEIRO são voltados para o atendimento dos públicos prioritários: adolescentes e jovens; mulheres; ribeirinhos; quilombolas;  trabalhadoras e trabalhadores organizados nos meios rurais e urbanos; extrativistas e agricultores.

Se deseja conhecer e colaborar? escreva para soucajueiro@cajueiro.org.br
FAÇA SUA DOAÇÃO - SOU CAJUEIRO

Faça como: Promenor/Espanha, La Abuela/Espanha, Cáritas/Brasil, Adveniat/ Alemanha, Missionárias de Jesus Crucificado/Brasil,  associados e voluntários do Cajueiro, Aurélio Fred/Bahia, Colaboradores do Curso Virtual/ América Latina, Anderson Roberto Deizepe/São Paulo, Luiz Geraldo/Goiânia, Centro Cultural Cara Vídeo/Goiânia, Caixa Casa/Brasil, Adoradoras do Sangue de Cristo/Manaus, PROAFRO/PUC-GO, Irmãs de Santa Catarina/Brasil, Colaboradores/as no Preuni - Na Trilha da Universidade,  

Você pode colocar seu nome desta lista de pessoas que apoiam à JUVENTUDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário