sábado, 2 de janeiro de 2016

Escola de Educadoras de Adolescentes e Jovens - Irmãs Lourdinas




A Escola é uma iniciativa de formação de educadoras de adolescentes e jovens da Congregação das Irmãs Lourdinas, com a assessoria do Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude. 

A Escola iniciou em janeiro de 2015, na Cidade do Rio de Janeiro, com a assessoria de Vanildes Gonçalves dos Santos, mestre em Sociologia, pela PUC de São Paulo, Rezende Bruno de Avelar, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás e Carmem Lucia Teixeira, mestre em Ciências da Religião pela PUC/Goiás. 

Na 1ª Etapa com duração de 7 dias foi trabalhado a pessoa da educadora, o jovem como destinatário da ação e o processo de formação. Uma proposta que parte do princípio de educação popular, onde o grupo é organizado em grupos de vivência e partilhas dos aprendizados. Construir as características dos jovens, visitar as realidades juvenis, identificar as redes de relações onde se constrói as ações para a transformação ou a manutenção da realidade.

O grupo preparou um Informe pessoal de atividades – IPA que foi utilizado em todas as etapas.  Neste instrumento se levantou a mentalidade, os conceitos que interferem na ação que se desenvolve junto aos jovens. Os recursos usados para trabalhar os conteúdos: música, bio-dança, danças circulares, teatro, apresentações dos grupos, estudo de textos, filmes, aulas expositivas são alguns dos recursos para o estudo.

Na 2ª Etapa com a duração de 7 dias foi trabalhado na cidade de Pitimbu/Paraíba, com a assessoria de Carmem Lucia Teixeira, mestre em Ciências da Religião, pela PUC de Goiás, pesquisadora de Juventude e Katiuska Serafin Nieves, especialista em Bíblia e Liturgia.



Foi trabalhado o papel da educação, suas tarefas e aprofundamento das referências bíblicas, métodos de leitura bíblica, Ofício Divino da Juventude, aprofundamento da Eucaristia. Todo este conteúdo foi feito a partir de vários recursos: laboratórios, construção da bandeira do Whipalla (identifica a bandeira de luta), com a causa que move a vida de cada pessoa, exercícios de revisão de vida e de prática, assim foi a segunda etapa da escola.

Janeiro de 2016, chega e traz a 3ª Etapa

A 3ª Etapa terá a duração de 8 dias e será realizada na cidade de Pitimbu/Paraíba, durante o mês de janeiro de 2016, com a assessoria de Aurisberg Leite Matutino, mestre em Cultura Visual, Katiuska Sserafin Nieves, especialista em Bíblia e Liturgia, mestranda em Ciências da Religião e Carmem Lucia Teixeira, mestre em Ciências da Religião.

Nesta etapa os temas serão: a metodologia, dinâmicas e planejamento no trabalho com a juventude. Os recurso previstos: aprofundar os lugares bíblicos, jogos de planejamento, dinâmicas e jogos, projeto de vida, e a elaboração do projeto final do curso, um Programa de intervenção junto à juventude nos diversos lugares onde as Irmãs atuam pelo Brasil.

A Escola de Educadoras de Adolescentes e Jovens é um projeto de formação de lideranças do Centro de Juventude Cajueiro, com quase 20 anos de existência. É uma sistematização da proposta de formação de educadores/as de adolescentes e jovens com a seguinte lógica:
                - a pessoa do/a educador/a.
                - o jovem como sujeito destinatário da ação.
                - o processo de formação – com suas dimensões e processos.
                - a missão e as referências para atuação dos/as educadores/as.
                - a metodologia, as dinâmicas para atuar junto aos adolescentes e jovens.
                - o planejamento e a construção de um projeto de intervenção.

A escola prevê entre os módulos, estudos pessoais. No caso da Formação das Irmãs Lourdinas, foi realizado um curso virtual sobre o tema do Planejamento entre a 2ª e 3ª etapa. Toda a escola foi realizada em um total de 250 horas/aulas. 

Os grupos interessados em realizar a formação de educadores/as de adolescentes e jovens podem entrar em contato com o Centro de Juventude Cajueiro centrojuventude@cajueiro.org.br  para organizar a proposta.

Carmem Lucia Teixeira, Aurisberg Leite Matutino e Katiuska Serafin Nieves


Nenhum comentário:

Postar um comentário