quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ação arbitrária do Governo de Goiás usa força contra estudantes e fere a integridade física e moral dos adolescentes e jovens





Dezembro de 2015 foi o mês marcado pelo grito de centenas de estudantes que vêm a público, através das ocupações de Escolas Públicas em Goiás, para defender o Direito à Educação Pública e de qualidade para todas as pessoas como regulamenta a nossa constituição.

Nós do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO temos acompanhado esta luta dos adolescentes e jovens, oferecendo assessoria em atividades de formação e colaborando nas atividades solicitadas pelos estudantes. Acreditamos no protagonismo e na formação na ação para forjar sujeitos autônomos e capazes de defender os seus direitos.

Diante das atrocidades do Estados de Goiás, com o uso da força física, da violência contra adolescentes e jovens que são estudantes das escolas, na luta contra privatização e a entrega  para as Organização Sociais ou, ainda a militarização que tem sido prática deste governo. Estas arbitrariedades do Governo Marconi ofendem direitos conquistados ao longo de muitos anos de luta a favor de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A organização dos estudantes tem utilizados de estratégias como a ocupação de várias escolas e, hoje, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Goiás - SEDUCE com o intuito de provocar o diálogo sobre a proposta das OSs e a Militarização. Os/As estudantes têm um objetivo que é impedir a privatização do Ensino e nós do Cajueiro assumimos com estes adolescentes e jovens estas bandeiras e somos a favor da iniciativa desta juventude.

Denunciamos a arbitrariedade e violência do Governo e sua incapacidade de dialogar, o uso da força física, jovens feridos em seu corpo e em sua moral. E ainda,  a conivência da maioria dos meios de comunicação que constrói a notícia a favor do governo e contra os adolescentes e jovens que lutam, portanto contra os/as trabalhadores/as e estudantes. Repudiamos o posicionamento da imprensa que não tem compromisso com a verdade e com a informação.

Assistimos indignadas e indignados com a violência do Estado contra adolescentes e jovens, a maioria da sociedade organizada, professores das Escolas públicas, em sua maioria, alheios sem se envolver com a luta pela defesa da educação. Queremos como instituição que assume a defesa dos direitos da juventude agradecer tantas pessoas e grupos que estão juntos na defesa da Educação e no apoio aos jovens, também, convocar para que possamos estar juntos/as com estes adolescentes e jovens e assumir com coragem a disposição de aprender com eles/elas estratégias exercitar uma política que defenda os direitos conquistados.


Fotos - arquivo cajueiro e página secundarista em luta em Goiás



Nenhum comentário:

Postar um comentário