quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A POESIA DO SERMÃO DA MONTANHA - JOARA REIS








 A Bíblia está repleta de poesia. Quando falamos POESIA X BÍBLIA, logo vem à nossa mente Os Salmos e os Cânticos; isso talvez, porque, para nós, poesia é aquele texto que vem estruturado em forma de versos, estrofes, etc., Mas na verdade, muitos outros textos bíblicos estão impregnados de poesia. Assim é com o “Pai Nosso” e o “Sermão da Montanha”.
Presente tanto no Evangelho de Mateus (cap 5, versos 1-12) - repare que falo “versos” - quanto no Evangelho de Lucas (6,  20-26), o Sermão da Montanha se apresenta como uma verdadeira poesia.  Em Mateus, está explícito o termo “Sermão da Montanha” ou “Sermão sobre a Montanha”, isto porque, Mateus tinha a preocupação de mostrar Jesus como novo Moisés – Pois Moisés recebeu Os Mandamentos no Monte Sinai. Já em Lucas, Jesus simplesmente “ergue os olhos” para falar com os discípulos, tal qual um verdadeiro poeta, ao recitar sua poesia.

Jesus direciona seu discurso à multidão sedenta que o seguia (Lc 6, 17...). Gente simples, com sede, não só de pão e de Justiça, mas, de palavras que lhes curassem a alma. O escritor Augusto Cury, em uma de suas obras sobre a análise psicológica de Jesus, ele O chama de “poeta da vida”. E Ele era. Um exímio poeta, que falava as coisas certas, no tom certo, nos momentos certos. Percebia, com sensibilidade ímpar, as necessidades daqueles e daquelas que os seguiam. Daí minha tese de que Jesus, além de poeta, era um político. E seu discurso, em vários momentos, estava carregado de poesia. 

“TINHAM VINDO PARA OUVI-LO”... Jesus sabia que não poderia falar de qualquer jeito, nem falar qualquer coisa... daí ele compõe sua poesia.

Em Mateus, Jesus fala dos “pobres em espírito”, em Lucas, fala somente em pobres. Para a poesia, excluir uma ou outra palavra, faz muita diferença.

                     O poeta Jesus recita a verdadeira “contracultura”. Ele nos fala, de forma poética, que devemos ser diferentes. A poesia engloba um conjunto de valores e preceitos totalmente na contramão daquilo que dominava e que nos domina.
 
O principal recurso poético do Sermão da Montanha é o uso do paradoxo, da contraposição entre um termo e outro: 

- AFLITOS x CONSOLAÇÃO
- FOME E SEDE x SACIEDADE
- DESPOSSUÍDOS X HERANÇA

A poesia de Jesus nunca esteve tão atual quanto à forma de escrever e ao público receptor. 

Reescrevendo-a, peço licença ao poeta de Nazaré!

1.    Bem-aventurados os moradores em situação de rua...
Que sofrem, não só com a pobreza, mas com nosso preconceito... porque serão chamados a abraçar seus direitos e a lutar pelo lugar que  lhes são negados...

2.     Bem-aventurados os encarcerados, prisioneiros de um Sistema cruel e desumano... porque veremos neles, a concretude de uma Justiça Igual e igualitária, de um sistema prisional Humano e digno.

3.     Bem-aventuradas as mulheres... as negras, as lésbicas, as que sofrem violência doméstica e nos direitos de decisão de seus corpos... porque nelas, veremos as atitudes e lutas se reerguerem e formarem pilares de uma Nova Constituição!

4 - Bem-aventurados os homossexuais, as trans... que sofrem violência e desprezo da Sociedade e dos Legisladores... porque neles, veremos a força  necessária para se construir um Novo Tempo, de tolerância e respeito!

5- Bem-aventurados os umbandistas, os candomblecistas e todos e todas que professam outra crença... porque neles, veremos a paz do Sonhado Reino!

6- Bem-aventurados os jovens, negros, negras... porque com eles, construiremos a base de uma Sociedade Humana, Justa e Fraterna.

7- Bem-aventuradas são as crianças e adolescentes... Vítimas de abandonos, de pedofilia... Esquecidas em tudo... desde os seus direitos e garantias essenciais de vida e de Educação.. porque nelas, veremos a Reencarnação do que é Belo, Bom e Divino... Cerceado de Políticas Públicas e de Proteção e não de encarceramento.


8- Bem-aventuradas são as pessoas idosas, no corpo carregam marcas da História Vivida e da saúde fragilizada... Vítimas de maus tratos e desamor... Pois neles veremos a face sempre Terna de Deus, o Deus da Plenitude e da Vida em Abundância;

9- Bem-aventurados os povo indígenas... Tirados de suas Terras.. Dizimados... desrespeitados em sua cultura... Porque deles e com eles, veremos a Terra sem males... onde reine a Justiça de todos os Tupãs!

10-  Bem-aventurados são os grupos que resistem, que sonham e que lutam por um mundo melhor... livre do machismo, da Homofobia, da Xenofobia, da Intolerância Religiosa e de qualquer tipo de violência, seja ela, física, racial, politica ou ideológica... Por que com eles, veremos o Mundo de Deus, neste chão e neste agora.

Assim seja! Amém!


TEXTO PARA ENCONTRO DO GRUPO DE VIVÊNCIA ECUMÊNICA DE GOIÂNIA, EM 26.10.15 - JOARA REIS

 Foto - Carmem  (montanhas de El Salvador)

Um comentário:

  1. Belo texto, profundo e questionador para nós discípulos e disciplinas de Jesus.

    ResponderExcluir