sexta-feira, 30 de maio de 2014

Inicia Curso Virtual com 17 Países – Na Trilha do Grupo de Jovens





O curso virtual com o objetivo de formar lideranças jovens e adultas com foco no grupo de jovens, tendo os princípios da educação popular e a formação integral. É um esforço de vários grupo, coordenados pelo Centro de Juventude Cajueiro. 

O curso busca formar pessoas a partir do Marco de Referência da Pastoral da Juventude do Continente Latino Americano – Civilização do Amor: Projeto e Missão e, ainda, tem como desejo capacitar no uso da coleção “Na Trilha do Grupo de Jovens” como uma ferramenta para o acompanhamento aos jovens e os seus grupos.

Nosso caminho de formação tem uma duração de 6 meses dentro da mística que passa pelos lugares bíblicos: Belém, Nazaré, Betânia, Samaria, Jerusalém e Emaús; abordando em cada lugar as dimensões da pessoa. É uma aventura pelo mundo de Jesus e dos Jovens em cada um de seus lugares concretos. Iniciou no dia 20 de maio até o dia 20 de novembro.

A rede constituída é continental. O Centro de Juventude Cajueiro convidou vários grupos para se vincular, cada um com sua capacidade. Aceitaram estar nestes caminho de formação: Pastoral Juvenil Latino Americana/CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano), Cáritas Brasileira (organismo da Conferência dos Bispos do Brasil), Pastoral da Juventude Nacional/Brasil, Centro Vida e Juventude-Brasília/Brasil, Spes – Instituto de Pastoral Juvenil/Venezuela, Sejuve – Instituto Regional de Pastoral Juvenil/Centro América, Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Manaus/Brasil, Congregação das Irmãs de São José de Tarbes/Brasil, Congregação dos Maristas- Província RS/DF/Amazônia/Brasil.

Cerca de 280 pessoas estão participando: conteudistas, coordenação, facilitadores/as, cursistas; provenientes de 17 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, EUA, Guatemala, Honduras, México, Moçambique,Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. O Brasil participa com 22 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. São 107 Arquidioceses/Dioceses.

Os conteúdos foram produzidos por: Alessandra Miranda, Carmem Lucia Teixeira, Geraldo Marcos L. Nascimento, Hilário Dick,   José Ivaldo, Katiuska Serafin, Lourival Rodrigues da Silva, Vanildes Gonçalves dos Santos. Pessoas com larga experiência em acompanhamento da juventude e suas organizações. As traduções para o espanhol têm vários colaboradores/as – Katiuska Serafin, Eduardo Ramos, Hilário Dick, Sejuve...

Também há pessoas que vieram participar que pertencem a diversos grupos: : congregação, Pastoral da Juventude Marista, Pastoral Indigenista, Pastoral da Juventude, Pastoral Juvenil, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Articulação da Juventude Salesiana, Juventude Franciscana – JUFRA, JUBA – Capuchinhos, Jovens La Salle, Pastoral de Juventude de Congregações, Pastoral Universitária, RCC Equador, um jovem de Moçambique/ Africa. Participa uma pessoa da Igreja Batista Hispana nos EUA.
Olhando os dados percebemos que em seu interior encontramos várias redes: Igrejas particulares com suas pastorais, Congregações religiosas, movimentos e ainda, duas denominações religiosas – Católica e Batista. 

O grupo está composto de jovens e adultos/as, mulheres e homens, que estão em coordenações e assessorias de vários níveis. Assim podemos dizer, o grupo é diverso e será uma formação onde iremos exercitar o respeito as diferenças, o ecumenismo, os modos de entender a evangelização da juventude.

O curso propõe que cada um dos participantes se organize em grupos locais, presentes ou não na plataforma do curso, para poderem aprofundar os temas, produzir sistematização do caminho percorrido. Por isto, a formação tem o caráter de distância e presencial. Este modo presencial é organizado pelo grupo local.  É um esforço de aproveitar das ferramentas que temos, as quais nos permite, organizar de modo virtual, porém, sem perder de vista o que é essencial para nós cristãos/ãs a comunidade, ou seja, a presença que nos coloca no exercício do amor, como recomenda Jesus.

O Projeto Caminho de Esperança tem dois curso: Na Trilha da Civilização do Amor e Na Trilha do Grupo de Jovens para formar lideranças. Já oferecemos em 2013, Na Trilha da Civilização do Amor. Este ano será oferecido dois curso virtuais, este e o Na Trilha da Civilização do Amor – um curso que trabalha o Marco de Referência da PJ do Continente. Este curso inicia em Agosto, terá 4 meses de duração. 

As pessoas que desejam mais informações, podem escrever para virtual@cajueiro.org.br

4 comentários:

  1. Estou muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar em rede. Este curso é um processo de aprendizagem, busca, respeito às diferenças, diversidades e divergências. É a prova concreta que podemos vencer o individualismo, as barreiras geográficas e principalmente, vencer o Neoliberalismo excludente. Mas acima de tudo, este curso nos traz a beleza da gente ir Construindo a Civilização do Amor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maior riqueza deste curso é esta Rede que formamos para responder aos desafios da juventude. Obrigada por acreditar nos jovens e topar esta parada. bjs, Carmem

      Excluir
  2. muito bom, é isso ai, vamos que vamos, trabalhar a formação com a nossa juventude que tem nas veias o sangue da revolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que temos que provocar que esta moçada transforme esta realidade que estamos vivendo. Construir outro mundo, Revolucionar-se em seu cotidiano. Abraços, Carmem

      Excluir