terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como iniciar um grupo de jovens?




Esse caderno quer contribuir para a construção do grupo.  Sua finalidade é promover um encontro entre os/as jovens que desejam formar um grupo coeso, organizado e disposto a prosseguir a caminhada junto com outros/as jovens. Experimentando o processo de formação integral proposto pela Igreja Latino Americana.

Como todo roteiro, não é uma receita nem elimina a criatividade dos/as jovens que atuam no grupo, ao contrário, quer ser um estímulo para que cada um/a faça as adaptações necessárias para que o encontro aconteça da melhor forma possível, considerando a caminhada da pessoa que ali está, bem como a caminhada do grupo em si.

A ideia é contribuir na formação da juventude para que ela seja "apóstola de outros/as jovens", iniciando ou resignificando a sua experiência comunitária de encontro com a pessoa e com o projeto libertador de Jesus. Outros/as ajudarão o grupo a seguir os diversos passos de seu caminho, para que os/as jovens sejam sujeitos de uma História Nova, construtores/as de Projetos de Vida.


LINGUAGEM BÍBLICO-PASTORAL

Além da presença bíblica em cada momento do grupo durante todo o tempo de “nucleação”, somos convidados/as a ser iluminados/as para que caminhar em um “lugar bíblico” que sirva como alimento para a mística de todo esse tempo, é importante vivenciar completamente a presença desse lugar vital de cada um/a e na experiência do grupo. Pois, toda a nossa espiritualidade, caracteriza-se por tomarmos Jesus de Nazaré como Caminho, Verdade e Vida.


O “lugar bíblico” que sugerimos para os grupos que “começam” sua trajetória é Belém, com tudo o que este lugar significa. Belém deve ser como um “estribilho” ou, seja o ponto da Trilha da qual nos orientamos, para o qual sempre se volta, aprendendo mais e bebendo mais a profundidade do mistério que Belém encerra. 

O livro - COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS?, encontra-se disponível para venda na Livraria Cajueiro. O valor unitário está orçado em R$ 5,00 (cinco reais) e adquirindo acima de 30 UNIDADES, cada unidade sai a R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos). 

Os pedidos poderão ser feitos através dos seguintes contatos: 

E-mail: livraria@cajueiro.org.br

Telefone: + 55 (62) 8285-4436 (Tim)
8631-8557 (Oi)
9422-6625 (Claro)
9957-2949 (Vivo)

5 comentários:

  1. Olá Carmem, realmente este livro é excelente, li e este ano vou trabalhar com base nele. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Mary é de verdade este material é muito bom e tem ajudado muitos grupos. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para adquirir esse material para trabalhar grupos?

    ResponderExcluir
  4. Nós temos alguns exemplares. faça seu pedido para email livraria@cajueiro.org.br

    ResponderExcluir
  5. eu so queria saber como agente faz para compra que ainda nao achei a apçaõ aguem pode mim ajuda

    ResponderExcluir