sábado, 21 de dezembro de 2013

Celebração da Páscoa de Walderes e memória dos 40 anos da PJ



Inspirado pela iluminação bíblica da comemoração dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil (“Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos – At. 4,20”), resolvi fazer a partilha do que vi e ouvi na última terça e quarta-feira (17 e 18 de dezembro).

Na terça-feira, a Igreja da Libertação, a Igreja dos/as Pobres, e em especial a PJ e o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), perderam uma pessoa muito querida, o Walderes Brito.

Tive contato com o Walderes, apenas duas vezes, a primeira rapidamente e a segunda quando ele já estava debilitado, quando fui juntamente com uma amiga na casa dele, visita-lo. Mesmo sem tê-lo conhecido, decidi ir ao velório, em solidariedade a vários/as amigos/as, os/as quais tinham (tem) enorme admiração e consideração por ele.

Durante o velório, ocorrido na quarta-feira, em alguns momentos, rezamos o Ofício Divino e nos momentos de recordação, eram feitas partilhas a respeito do Walderes. Nessas partilhas, tive a certeza que mesmo diante da morte física, “a vida anuncia que renuncia a morte”. Isso para mim é o movimento da Ressurreição. Apesar da tristeza, foi uma experiência transcendental, perceber esse movimento, o qual é característico de quem de fato acredita e busca seguir o Ressuscitado.

Em uma das partilhas, foi dito que o Walderes sentia-se incomodado e indignado com a Igreja Católica, principalmente com a postura institucional, principalmente ante as relações homossexuais e às mulheres. Ao ouvir a partilha, lembrei-me de uma notícia que li na terça-feira. No dia em que Walderes realizou sua páscoa, o Papa Francisco comemorou 77 anos de vida e foi declarado a pessoa mais influente do mundo no ano de 2013, pela revista Advocate (publicação dedicada à comunidade LGBT - http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/12/17/revista-gay-americana-escolhe-francisco-como-personalidade-do-ano.htm). Conforme a revista, “Francisco ainda não disse que a Igreja Católica apoia as uniões civis entre casais do mesmo sexo, mas os comentários que ele fez já causaram reflexão e consternação na Igreja” e ainda segundo a revista, Francisco “tornou-se um sinal para os católicos e para o mundo de que o novo papa não é como o antigo e quer queiram ou não, o que ele diz faz diferença”. Walderes, infelizmente, não pôde ver isso em vida, mas com certeza, lá do céu, ele está feliz, pois simbolicamente, e a vida é feita de simbologias, isso pode significar um grande avanço.

Percebi o movimento da Ressurreição, também nas falas com relação à PJ e às Escolas Bíblicas. A maioria das partilhas, foram de pessoas que fizeram ou fazem parte da PJ ou das Escolas Bíblicas para Jovens. Ouvir essas partilhas aumentaram ainda mais meu encanto e amor pela PJ, me fazendo ter a certeza que realmente “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”. É essa energia que nos faz seguir em frente, que alimenta nossa esperança no Deus da Vida, da Libertação, da Ressurreição.

Que continuemos, como seguidores/as do Ressuscitado, percebendo a vida que brota da morte (ressurreição), na certeza de que “todas as coisas são mistérios”!  

Jardel Santana, jovem da PJ do Distrito Federal, Cajueiro.



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por sua participação. Jardel de fato foi muito sensível.

      Excluir
    2. Que lindo Jardel! Obrigada. As memórias do Walderes, vai nos confortando, e assim vamos como os discípulos e discípulas de Jesus o ressuscitando a cada dia, fazendo-o presente no meio de nós sempre.
      Um beijo.

      Excluir