quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cajueiro do Cerrado Goiano: Flores e Frutos





Iniciamos o mês de agosto de 2013.  As mangueiras, cajueiros e várias outras árvores frutíferas do cerrado estão carregadas de flores, à espera da chuva. Assim estamos nós. Sabemos e imaginamos que cada um e cada uma estejam acompanhando os passos que temos dados enquanto cajueiros.

Queremos compartilhar algumas conquistas, fruto do esforço de tantas pessoas que desejam a vida da juventude.  O primeiro deles foi reunir as diferentes pessoas dispostas ao serviço à juventude, realização de assembleias de fundação, registro da ata e estatuto, abertura de contas em banco e tudo que envolve a criação de uma associação. O grupo realizou um retiro espiritual no Mosteiro da Anunciação sobre o lugar bíblico Betânia e celebrações na sede do Cajueiro.


A construção da sede Cajueiro na periferia pode ser traduzida em uma palavra – solidariedade. Casa pessoa ou grupo foi comunicando o que podia doar. Uma quantidade de gente se mobilizou para buscar, montar, organizar, limpar até culminar na celebração de agradecimento, no plantio do Cajueiro. Uma casa cheia de graça e presença de objetos que tem história.

Depois, no projeto de pesquisa e publicações, fizemos uma reunião a cada mês do grupo de estudo e pesquisa sobre a condição juvenil e realizamos um Seminário de Estudos: Juventude - educação, religião e violência e a participação em atividades sobre o tema.  Os materiais didáticos para os grupos de jovens e para assessores/as foram distribuídos com mais ou menos facilidade. Também foi traduzido, para o espanhol, o círculo bíblico para as comunidades a partir dos lugares bíblicos e publicado como material virtual, assim como Os 7 Vivenciais celebrativos – Nazaré, também, material divulgado de modo virtual. A Pastoral da Juventude Nacional publicou 20 mil exemplares do Projeto de Vida e, também, Na Trilha do Grupo de Jovens, da Rede Brasileira. O Cajueiro esteve neste processo, em especial na trajetória das pessoas que estão no centro.


No campo da comunicação, criamos a página do facebook e o blog cajueirocerrado. Foram criados, ainda, os correios eletrônicos,  a logo do cajueiro e divulgada com sua identidade. Igualmente confeccionamos camisetas institucionais. A tudo isso se acrescenta, também, a produção de materiais visuais para a divulgação das atividades.

A assessoria a grupos e instituições tem sido uma atividade que envolve várias pessoas do Cajueiro. Houve assessorias aos Municípios, Conselhos, a várias instâncias e grupo da Igreja do Brasil em nível nacional da PJ, nos regionais e dioceses para a formação de jovens, adultos tanto leigos como do clero. O Cajueiro mantém uma parceria com a Diocese de Goiás, ocasionando várias assessorias, como a Semana Missionária, em preparação à JMJ, acompanhamento do planejamento da Diocese nos vários âmbitos – paróquia, região e na diocese como um todo.


A questão ecumênica é muito importante para profissionais que querem estar a serviço da juventude empobrecida e, por isto, o grupo ecumênico e a realização da Semana da Unidade dos Cristãos foi realizada e o desejo de ampliar o Centro atendendo às religiões da juventude e o modo de esta se relacionar com o sagrado.

O toque final foi dado por um grupo de jovens grafiteiros. A cara do Cajueiro tem a cara da juventude dada pela juventude. Foi uma oficina organizada por um grupo de jovens, preparando a acolhida de jovens que vieram de nove países. Esse projeto de formação é chamado de Intercâmbio - “Missão Aprender” envolvendo várias pessoas e instituições. Foi um tempo de aprendizado para o nosso Centro de Juventude porque exigiu formação, administração, transporte, comunicação... Conhecer mais e melhor as pessoas da DKA e do IPJ porque a atividade foi realizada em parceria.

Também assumimos, no mês de julho, em parceria com vários grupos, como a Irmandade dos Mártires, Cáritas Brasileira, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Pastoral da Juventude, PNDE/ONU, JUFRA, Diocese de Goiás, Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, Rede Latino-Americana de Pastoral da Juventude, Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, Oblatos de Maria Imaculada, entre outras, a Tenda das Juventudes e o Santuário dos Mártires da Caminhada como uma atividade da Jornada Mundial da Juventude, no Rio. A tenda aconteceu na Paróquia Santa Bernadete, na Zona Norte.

A realização do Curso de Formação de Lideranças Juvenis em modo semipresencial já iniciou o seu cronograma com a constituição das parcerias. O curso será em âmbito do Continente Latino-americano. O curso virtual, com encontros presenciais, terá como base os materiais publicados para grupos de jovens – Na Trilha do Grupo de Jovens; o enfoque pastoral será a partir dos lugares bíblicos. O projeto tem o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade. Está prevista a formação de assessores e coordenadores, também, na modalidade virtual.

O curso de pré-universitário Cajueiro iniciou em agosto, em parceria com grupos da Espanha e PUC/Pro-Afro. Será um projeto voltado para jovens empobrecidos, com atenção à questão racial. Ele irá acontecer na área II da PUC de Goiás.  

Elaboramos projetos financeiros para alguns projetos: Intercâmbio, Curso de formação de lideranças, Curso Pré-Universitário (Projeto La Abuela). Os valores recebidos pela Assessoria a outros grupos, algumas pessoas têm repassado de 30% a 40% para o caixa comum.  A venda das publicações está sendo reservada para a impressão de outros materiais ou a publicação de novos. Recebemos algumas doações financeiras de pessoas que nos permitiram manter, dar passos e pagar contas (telefone, energia, pintura, pedreiro, limpeza do espaço e quintal, comida para oficinas e reuniões, reuniões de grupos/equipes (bíblia, liderança, intercambio, comunicação, pesquisa...).

A equipe de coordenação eleita em assembleia tem-se encontrado com frequência para encaminhar a vida do Cajeiro. Por isto, no segundo semestre de 2013, além das atividades, o Centro de Juventude Cajueiro deseja continuar seu trabalho e organização:

1-      Organizar a assessoria do Cajueiro: Mapear as pessoas envolvidas com o Cajueiro a partir das experiências, assessorias, serviços e contribuições. Queremos ter nome, endereço, idade, formação, RG, CPF, de todo grupo (alguns já temos nos dados dos/as sócios fundadores). Que tipo de assessoria, formação e projetos tem acompanhado ou deseja atuar, contribuir na associação?
2-      Organização do Cajueiro como Centro: definir que tipo de organização desejamos (por projetos, por áreas, por programas, por núcleos ou outras modalidades?). Que forma nos possibilita estar mais a serviço dos jovens a partir da formação, assessoria, pesquisa?
3-      Fórum de Planejamento: realizar um encontro para articularmos e encaminhar as questões da organização, regimento e, também, definição das linhas de ação para o ano de 2014.  Para a realização deste Fórum está previsto o dia 06 de Outubro, das 8:00 as 17:30 horas, em local a ser confirmado.

Perguntamos: a) Como você percebe esses passos presentes e futuro?
  b) Qual a sua opinião?  
  Envie suas respostas para o centrocajueiro@gmail.com ou aqui no blog

Agosto de 2013.


4 comentários:

  1. Olá pessoal, vocês perguntaram no final do texto e não pude deixar de responder:
    a) Como você percebe esses passos presentes e futuro? Qual sua opinião?
    Percebo o cajueiro como um rebento, é a primeira palavra que me vem à cabeça, pois já nasceu forte e mostrando que pode e vai contribuir com a juventude, seja através de pesquisa, assessoria, ou estando presente e construindo espaços de grande importância para a vida da juventude. Vejo que o centro caminha para criar sua organicidade, e isso só facilita ainda mais um trabalho que já se mostra bastante comprometido com as demandas dxs jovens. Particularmente estou ansiosa para o curso de formação de assessores e coordenadores. Estou coordenando um grupo de jovens da PJ na minha comunidade em Itabaianinha/SE e sempre recorro aos "Na trilha do grupo de jovens". Curto a página do cajueiro no facebook e visito o blog. Não sabia do curso pré-universitário, achei brilhante. Me apaixonei pelo projeto do cajueiro e fiquei muito feliz em ver que construíram a tenda das juventudes na jmj. Todos os passos do cajueiro são notáveis, como o verde de um rebento, forte e jovem em sua essência.

    P.S.: Na tenda das juventudes, meu amigo de grupo da PJ encontrou um boton do cajueiro no chão. Me aproveitei que ele ainda não conhecia o centro e roubei o boton pra mim. Se alguém for o dono, por favor, não me peça pra devolver se não tiver um bom motivo, rsrsrsrsr!!!!!

    Ana Maria dos Santos Guimarães
    Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF

    ResponderExcluir
  2. Bem primeiramente que expressar a minha felicidade em ver o Cajueiro dando seus primeiros frutos e mostrando as suas flores.
    Acompanhei todo o processo que culminou na criação do Cajueiro, mesmo de longe, senti a dor de todos/as os que estavam envolvidos no projeto Casa da Juventude, e tiveram suas vidas transformadas a partir de uma visão de Igreja que não condiz com a realidade e é contrária a opção expressa em inúmeros documentos dessa mesma Igreja da "opção preferencial pelos pobres e pelos jovens".
    Porém sinto que tudo isso estava nos planos de Deus, afinal os discípulos também não entenderam quando o Cristo anunciava que precisaria sofrer para então poder mostrar a glória de Deus, presente na Ressurreição.
    É animador ver pessoas como vocês todos/as aí que são exemplos de determinação, organização, planejamento, amor pastoral e principalmente uma Paixão imensa pela Juventude em todas as suas expressões.
    Fico contente mesmo estando aqui na cidade de Sorocaba/SP, e atualmente exercendo o ministério da assessoria arquidiocesana, poder contar com os exemplos de vocês que são um ânimo para a caminhada, são exemplos que esse mesmo ardor que sinto no peito pela Defesa da Vida da Juventude, não é um ardor que passageiro, e principalmente é um ardor que pode servir de exemplo a tantos outros jovens. Fico muito contente em acompanhar mesmo de longe os frutos e as flores que esse lindo pé de Cajueiro tem proporcionado aos jovens, uma proporção de frutos que não fica limitada somente ao Cerrado Goiano, mas que tem saciado a fome de justiça e paz, que muitos/as jovens possuem em todo o Brasil.

    Bem acredito que com o texto acima consegui abranger as 2 perguntas lançadas: a) Como você percebe esses passos presentes e futuro. b) Qual a sua opinião?.....

    E fico contente e reafirmo que mesmo longe Eu também sou Cajueiro, afinal Cajueiro é Servir, Amar, e estar junto com a Juventude.

    Agradeço pela coragem, pela persistência, e pela presença de vocês... afinal tenho em vocês aqueles que "cuidam também dos cuidadores". E ver esse trabalho e as reflexões propostas me animam no meu ministério da assessoria.

    Também quero deixar registrado que podem contar comigo, podendo colaborar com esse projeto estou a disposição.

    Obs: gostaria de pedir que me enviassem a listagem dos materiais que vocês tem disponíveis para a venda.


    Um grande abraço a todos e todas.
    E tenho a certeza que ainda terei a oportunidade de abraçar a todos/as pessoalmente... mas a Carmem sabe que sou, e com certeza me sinto representado por ela em cada abraço que ela distribui entre vocês.

    Obrigado

    Tiago Dias Motta
    Assessoria da PJ Sorocaba
    Assistente Social
    Fã do Cajueiro.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a atuação, estou à disposição para o que for necessário.

    Além do que vocês me solicitarem para fazer, eu posso oferecer neste semestre algum curso de formação sobre a sociedade. Algo em torno da estrutura de funcionamento do capitalismo. Vejam se é interessante.

    Poderia ser em um final de semana ou um dia ou um período. Penso em algo que ajude os jovens a refletirem sobre sua realidade, mas poderia ser também um momento de formação para os assessores no sentido de aprofundar o conhecimento de como se dão os mecanismos de exploração na sociedade.

    Tenho percebido que muitas pessoas ainda não entendem bem os expedientes que permitem as desigualdades e exclusão no país. Por isso, seria interessante formular algo em torno dos referenciais de diferença: classe, gênero e etnia.

    Abraços
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas informações, estou torcendo e rezando por vocês,
    no momento estou impossibilitado de contribuir com o grupo.

    Abraço
    Divino

    ResponderExcluir