sábado, 27 de julho de 2013

Profecia e compromisso com a vida

Segue o testemunho do Jorge Alexandre, foi da PJ e esteve na Marcha pela Vida da Juventude.




"Momento bonito de profecia antes da Via-Sacra: A PJ na marcha contra a violência e extermínio da juventude. Lindo poder estar junto, em sintonia prévia com aquilo que o Papa disse ao fim da via-sacra. A cruz de Jesus carrega todos os sofrimentos e dores do mundo. Quem queremos ser diante da Cruz na via dolorosa: Pilatos, o omisso? ou queremos ser como Simeão, que carrega a cruz junto? ou ter a coragem das mulheres?

A atitude do Cirineu e das mulheres tem um nome: Profecia! Se posicionar diante das injustiças e lutar para que elas desapareçam. somente assim sairemos da dor e da derrota da cruz para a vitória da VIDA em abundância, na ressurreição. Não podemos nos esquecer nunca que somente se chega a ressurreição passando pela morte na cruz. Por isso devemos estar ao lado daqueles que sofrem com as misérias da sociedade, daqueles que sonham com uma nova sociedade, igualitária e justa. Esse é o imperativo ético da Paixão do Senhor, origem e marca fundamental da nossa fé.

Mas não nos iludamos que esse via dolorosa é um mar de rosas, com atores globais. Ter a coragem das mulheres, ser como Simão Cirineu pode ser sinônimo de dar a própria vida pelos irmãos, tal como cantamos na sexta-feira santa ("Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão"). Assim, precisamos sempre fazer memória daqueles que, em função da sua opção pelos perseguidos, pela gente sofrida, pagaram com a própria vida: frei Tito, Padre Josimo, Margarida Alves, Padre Gislei, Irmã Dorothy, Santo Dias, José Cláudio, Dom Enrique Angelelli, Dom Oscar Romero e tantos outros e outras do nosso Brasil e da nossa pátria grande América Latina. Também lembremo-nos daqueles assassinados, vítimas do grande ídolo do nosso tempo: o capital. Os chacinados (da Candelária, de Eldorado, de Vigário, da maré... Tenho certeza, estes são aqueles cujo o Apocalipse relata que são uma multidão incontável, usam o branco mais puro, pois suas vestes foram lavadas no sangue do Cordeiro.

"É Jesus este Pão de igualdade,
viemos pra comungar,
com a luta sofrida de um povo
que quer, ter voz , ter vez, lugar.
Comungar é tornar-se um perigo,
viemos pra incomodar,
com a fé e a união nossos passos um dia vão chegar.""

Jorge Alexandre Oliveira Alves, Rio de Janeiro, foi da PJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário