terça-feira, 4 de junho de 2013

O mundo visto do lado de cá

O filme “O mundo global visto do lado de cá” tem narração de vários atores, como Milton Gonçalves, Fernanda Montenegro.  É um documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler sobre Milton Santos.

 Na cultura do Bem Viver, o olhar daqueles que vivem no hemisfério sul precisa estar atento para esta nossa realidade. Não copiar nada de outro hemisfério. Superar a ideia que o desenvolvimento vem de fora. Reconhecer as pessoas que constroem conhecimento  em nossas terras.

Milton Santos é um geógrafo que pensou a partir de sua experiência no Brasil. Foi professor em várias universidades internacionais. Reconhecido por sua capacidade de pensar sobre o mundo e dizer sua palavra sobre as situações que estamos vivendo. Ele provoca a pensar sobre a globalização e as suas consequências para a população que vive excluída no sistema capitalista.

Cuidar de nossa casa comum implica posicionar-se frente à realidade. O documentário nos coloca diante de várias situações, uma delas é sobre a concentração dos bens nas mãos de pouco, cresce a brecha entre ricos e pobres.

O documentário nos convoca a refletir sobre a globalização e as consequências na vida de nossos irmãos/ãs. As fronteiras que nos convoca para atuar. Uma ação que será marcada por uma espiritualidade que convoca para ir mais além, com inteligência e criatividade para que a vontade do Senhor que é o Deus da Vida seja respeitada.

Carmem Lucia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário