quarta-feira, 5 de junho de 2013

Formação de educadores/as:contexto e juventude


A cidade de Itapirapuã, em Goiás tomou uma iniciativa de cuidar da vida da juventude. Essa decisão assumida por uma equipe de instituições - escolas, poder judiciário e Igreja Católica provocou inicialmente palestras nas escolas. No dia 05 de junho foi um dia de Debates sobre o tema do Contexto e Juventude.
Essa iniciativa moveu diversas autoridades envolvidas na educação e acompanhamento de adolescentes e jovens.
Um encontro para ficar na história da cidade porque reuniu a prefeita Zélia C. de Oliveira, o juiz Dr. Silvio Jacinto Pereira, Márcia dos Anjos, (a diretora); Glacy ( presidenta do Conselho), Maria Regina (secretaria)  do Colégio Estadual Desembargador Mário Caiado, Eusílio Ferreira, 1o Sargento (comandante da PM), Mara Divina (agente da Polícia Civil), Lindiamara (agente prisional), Talita (representante do cartório da famíla e do menor e representante da Igreja  Assembleia de Deus), Ozana Avelino, Luzia, Valdenízia, Celso e Danilo (vereadores/as), Ana Maria (secretaria da Câmara), Amauri Taveira (representante da Igreja Pentecotal), Luzia Dias, Rosangela e Elias (Conselho Tutelar), Aurea Zanella (representante do cartório eleitoral), Rômulo Grassini e Rodolfo Moreira ( Grupo de jovens da PJ - Igreja Católica), três pessoas representante do Centro Espírita Batista Gordeuch, do Centro Espirita João Batista de Oliveira, Elizabeth Paixão (representante do Conselho de Segurança), Alaercio Nascimento (secretário de Esporte e Lazer), Carla (secretária da Assistência Social), Alexandre Reis (presidente do conselho de Segurança e representante da Igreja Assembleia de Deus Missão).
Estas instituições através de seus representantes refletiram sobre as relações geracionais, as marcas do mercado presente em todos os espaços de nossa vida, a insegurança generalizada e a culpabilidade que recai sobre os sujeitos jovens e de modo especial nos pobres. Retomou os conceitos que manejamos e como estes,interferem em nossas práticas como educadores/as em todos o ambientes onde atuamos.
O grupo trouxe de modo muito forte o tema da família e a necessidade de acompanhamento a este grupo que se encontra fragilizado diante de tantas mudanças e que muitas vezes, transfere a responsabilidade da educação e acompanhamento para os grupos e instituições e de modo evidente para a Segurança, esperando encontrar neste espaço soluções rápidas.
Refletiu-se que a eliminação dos sujeitos da sociedade seja pela prisão ou pela redução da idade penal para prender mais pessoas é uma solução não não resolve o problema da insegurança e violência que experimentamos no dia a dia.




Encontro de Educadores/as das Escolas do Município

No período da tarde o encontro reuniu cerca de 80 pessoas professores/as de toda a rede de educação do município - pública e privada. Educadores/as que trouxeram suas preocupações no contexto da escola hoje. Foi feita a análise a partir do exercício de olhar para o rosto de adolescente e do jovem hoje. As mudanças culturais que vivemos.
O grupo apresentou diversos desafios em suas práticas como profissionais da educação. Sentem-se, alguns, que o controle e a punição é um caminho que precisa ser fortalecido. Outros, apresentam os desafios de encontrar os interesses dos/as jovens, de preparar educadores/as para enfrentar com autoridade todo o desmonte que vive a educação, com privatizações indiretas, intervenção do mercado que dá em muitos lugares dão os rumos para onde caminhar a educação hoje.
O grupo ao final se dizia provocado a pensar com outras categorias o tema dos/as adolescentes e jovens.
A proposta dos parceiros desta inciativa é de continuar a refletir sobre a temática para construção relações geracionais dialogadas.

Nós do Cajueiro - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude estivemos na formação e testemunhamos esta iniciativa que nos provoca a continuar a dizer e a repetir com estes grupos - A juventude quer viver!
FOTOS DO ENCONTRO DAS AUTORIDADES

FOTOS DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS/AS EDUCADORES/AS


Nenhum comentário:

Postar um comentário