quarta-feira, 18 de março de 2020

Oficio de Memória da Pascoa de Hilário Dick


O cuidado com a memória do Hilário foi muito delicado por parte dos/as amigos/as. A Pastoral da Juventude sugeriu um roteiro para o Brasil realizar.Houve quem sugeriu acender uma vela para estar em sintonia.

Também teve grupo que precisou de cancelar o Ofício. O tempo mudou no mundo. Estamos vivendo algo semelhante a idade média. Uma peste que precisa de isolamento para que possa vencer e a vida continuar. Estamos em estado de alerta. Penso que Hilário estaria temeroso. Agora na eternidade poderá olhar por tantas pessoas que estão e sentem-se ameaçadas e guardar a vida.

O Cajueiro celebrou sua memória em sua Assembleia dos 7 anos! Na simbologia do povo hebreu um número perfeito. Com certeza seria o tema do seu texto sobre o Cajueiro. Chegamos até aqui, graças a pessoas e grupos, que acreditaram e nos apoiaram. Hilário nunca mediu esforços para nos apoiar, acolher,dialogar, reconhecer todo o nosso esforço. Hilário Dick sofreu muito com a morte da CAJU. Nunca teve medo de dizer do seu assassinato. O Cajueiro fruto da semente que caiu no chão foi para ele fonte de inspiração e não mediu esforços para nos apoiar.

Tivemos vários momentos em que Hilário esteve presente, porém no Curso virtual para Educadores/as jovens e adultos/as - Na Trilha da Civilização do Amor teve muita colaboração: Ele fez a síntese do Livro Civilização do Amor, depois gravou as aulas do Marco de Referência da Pastoral da Juventude Latino Americana, em português e espanhol, com um cuidado e uma delicadeza.

Você tem oportunidade de prestar homenagem ao Hilário,  se ainda não participou deste curso,  precisa fazer para que sua memória possa ser eternizada na formação de pessoas jovens e adultas para o acompanhamento. Visite a página Clica aqui para acessar os cursos e faça a sua inscrição no Curso - escolha o idioma: português ou espanhol.

Celebrar a memória do Hilário é não desanimar nunca de ler, escrever, fazer cursos, especializar-se no tema da juventude, tem o curso da pós juventude oferecido pela Rede Brasileira de Centros e Institutos em Belo Horizonte. E em outros espaços e universidade que tem oferecido esta formação.

Temos uma boa bibliografia do Hilário e outras pessoas que escrevem sobre juventude. O importante é cultivar esta memória de forma proativa.

Recordar - passar outra vez pelo coração - assumir as suas causas pela vida da juventude. Lembrar de cada gesto de Hilário para nos apoiar como pessoa, como Cajueiro, como Pastoral da Juventude e, fazer deste momento um compromisso de construir um mundo melhor.

Carmem Lucia Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário