domingo, 23 de setembro de 2018

Carlos Rodrigues Brandão - Sabedoria e Lucidez - Declaração de Conscência

Estamos diante de um grave risco para os nosso país. Tempos que exigem lucidez para não cairmos no Fascismo. Nós do Cajueiro que dedicamos para acompanhar à juventude postamos aqui a declaração do professor Carlos Rodrigues Brandão e temos esta preocupação com o nosso país.

Segue o texto


Foto internet

Declaração de consciência


Todas as pessoas amigas ou conhecidas sabem que raramente envio mensagens abordando questões políticas. Deixo isto para mulheres e homens mais jovens e mais militantemente envolvidas. E quando envio algo neste sentido, é sempre uma mensagem centrada na esperança em nós, e no que podemos e devemos pensar e fazer em momentos como este. 

No entanto este é um momento para ninguém “fugir da luta”. Estamos vivendo dias escuros, e estamos diante da possibilidade de eles escurecem mais ainda.

Estamos diante de algo pior do que o “golpe institucional” de 2016. Estamos diante da possibilidade de que forças não apenas “de direita”, mas assumidamente anti-democráticas, militarizadas, fascistas, machistas, retrógradas e homofóbicas venham assumir o poder de governar este país.

Neste sentido, e diante desta tenebrosa alternativa, eu quero me posicionar.
Não o faria com tanto empenho se o embate final fosse entre Ciro gomes e Fernando Haddad. Mas eu tomo uma posição pública porque o possível concorrente de Fernando Haddad no segundo turno, é um homem que em nada se recomenda, nem como pessoa humana e nem como político.

Para além de todo partidarismo (e toda a gente conhece meu passado militante, popular e socialista) quero apenas dizer a eventuais pessoas ainda em dúvida, diante deste momento tão decisivo, que o que temos pela frente não é um simples embate entre “direita e esquerda”. 

É um enfrentamento entre forças comprovadamente devotadas à criação de uma nação justa e solidária, habitada por um povo cada vez mais igualado em seus direitos e deveres, e mais livremente diferenciado em suas vocações (étnicas, sociais, culturais, de gênero, crença ou o que for) e forças retrógradas e obscurantistas.

Saibamos escolher com consciência, com coerência e com coragem!
Saibamos votar e lutar para sermos felizes.
E felizes não apenas “de novo”... Mas felizes daqui em diante.

Carlos Rodrigues Brandão, professor universitário, educador popular, autor de vários livros sobre a educação e a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário