quinta-feira, 8 de março de 2018

5 anos Cajueiro - Depoimentos de amigas e amigos - Esperançar na Resistência





CAJUEIRO – PRIMEIRO QUINQUÊNIO...


Nos últimos tempos ando navegando na marca que os/as assessores/as da Pastoral da Juventude vão deixando na evangelização do mundo juvenil, na América Latina. Em meio a muitas alegrias e algumas decepções como o fechamento da “Casa da Juventude” (Bogotá), o fechamento do IPJ (Porto Alegre), o atropelamento do Instituto Paulo VI (Montevideo) e da CAJU (Goiânia) e outros “fechamentos”, Carmem Lúcia Teixeira, incansável lutadora junto à compreensão e presença no mundo dos jovens na CAJU, na CNBB,  no Brasil, pede que diga algo sobre a “Casa da Juventude” que refloresceu no amor pastoral e pedagógico de algumas pessoas, especialmente Carmem, depois do que os jesuítas fizeram com a Casa que ela coordenava mas teve que se vestir, simples e simbolicamente, de “Cajueiro”, num espaço conquistado à custa de esforços que não se explicam. 


“Esperançar na Resistência” – assim fala aquele “povo” do CAJUEIRO. Sei que quando pisava naquele espaço, eu pisava na simplicidade e no mistério. Se o Papa Francisco fala do Deus da Juventude, quando se fala de “Cajueiro” se fala da Casa do Mistério. Era mais do que uma capela; era uma catedral de juventude. Ia pra lá algumas vezes por ano, como o muçulmano vai para Meca. A figueira com suas folhas grandes revestia o chão do pátio. A Casa da Juventude era também do Padre João Bosco Burnier morto quando ia socorrer uma jovem-mulher sendo maltratada. 
Hilário Dick, jesuíta, colaborador do Cajueiro.


CAJUEIRO é um espaço de crescimento, aprendizados e partilha, é o espaço do acompanhamento e da amizade, é o espaço dos desafios e dos sonhos, dos projetos e da criatividade. CAJUEIRO são as pessoas que articuladas sob sua sombra tive a oportunidade de conhecer ao longo destes 5 anos e tão queridas para mim, porque são parte de meu crescimento humano e espiritual. CAJUEIRO é uma referência aqueles/as que desejam acompanhar juventudes. CAJUEIRO é resistência em tempos confusos, é processo, são conquistas e projetos. CAJUEIRO para mim é ESPAÇO DE DIVERSIDADES E VIDAS.
CAJUEIRO é a soma de todos nós...
Katiuska Serafin Nieves , membro do Cajueiro, Irmã de São José de Tarbes.


Cajueiro 5 anos de luta e esperança. Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em juventude, nós irmãs de São José de Tarbes somos parceiras no projeto Caminhos de Esperança, formação orientada para grupos de jovens, seus assessores e coordenadores, este projeto iniciou no ano 2013. Parabéns por estes cinco anos de caminhada com a força e sabedoria que é um traço característico da equipe. Vai pra frente!
Carmen Maria Lozano, Irmã de são José de Tarbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário