domingo, 7 de janeiro de 2018

Páscoa de P. JESUS ANDRES VELA, o pai da Pastoral da Juventude da América Latina - Hilário Dick


Muitos que são da Pastoral da Juventude da América Latina não conheceram e nem conhecem o P. Jesús Andrés Vela. Atrevo-me a chama-lo de Pai de nossa Pastoral da Juventude. Nasceu em Salamanca, em 1924. Estava, pois, com 94 anos na hora da partida e o vi pela última vez no 3º Congresso Latino-Americano de Jovens. Estava já cheio de idade e, ainda, cheio de ideias e pedagogias. 

Estudou Psicologia em Belo Horizonte e doutorou-se em Missiologia na Universidade Gregoriana, em Roma (onde também lecionou). Chegou na Colômbia em 1973 como Secretário da Sessão Juventude do CELAM. 

Foi Diretor do Instituto Latino-Americano de Pastoral Juvenil (IPLAJ), Diretor do Seminário de Planificación Pastoral por mais de 30 anos, professor de Misiologia na Universidade Gregoriana em Roma, Diretor da Casa da Juventude de Bogotá por mais de 25 anos y professor de Teología Pastoral na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Javeriana.

Nos enriqueceu com variadas publicações sobre temas de pastoral juvenil, de dinâmicas psicológicas de grupos, de comunidades e de relações humanas, processos de reiniciação cristã, evangelização de jovens, sobre acompanhamento espiritual, evangelização e cultura. O que nos importa é o que ele significa para a Pastoral da Juventude Latino-Americana. 
Repito a expressão “Pai da Pastoral Juvenil Latino-Americana”, tendo trabalhado na Sessão Juventude antes da Conferência Episcopal de Medellin, quando se falava, ainda, mais de Ação Católica do que de “Pastoral”.
Em 1976 se realizava, em Caracas, uma reunião com o Padre Geral – Pedro Arrupe - com todos os provinciais da América Latina. Arrupe nomeou o padre Jesús Andrés Vela como coordenador do encontro. Num momento da reunião consideraram-se os esforços que a Companhia fazia em formar agentes de pastoral no campo da Pastoral da Juventude na América Latina e Jesús Andrés Vela confirmou que, em sua maneira de ver, esta era uma necessidade sentida e propôs o modelo do Seminario de Planificación Pastoral estudado por ele junto com os jesuítas da Casa de la Juventud.
Foi espiritual, pedagogo, professor e assessor, conhecido em toda a América Latina. Veio como missionário para o Brasil, mas passou longos anos, até o seu falecimento, na Colômbia. Um de seus grandes sucessores foi o uruguaio P. Horácio Penengo. Era uma figura “pastoral”.

 Hilário Dick S.J.

4 comentários:

  1. Uma grande perda! Mas a memória de Pe. Andrés Jesús permanecerá em cada pastoralista que contribui com uma Igreja Ministerial e Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clemildo, creio também que a contribuição dele foi sempre muito valiosa, uma capacidade de formar novas lideranças e de propor uma caminho em fidelidade a Medellin, abraços, Carmem

      Excluir
  2. Su entrega por la Pastoral Juvenil en América Latina y por la pastoral en general es admirable. Su legado permanecerá como un faro que ilumina este camino de acompañamiento de nuestros jóvenes y de nuestros pueblos. ¡Gracias, Jesús Andrés!

    ResponderExcluir
  3. Armemlim creio que a experiência que leva a Pastoral da Juventude no Continente tem muito dele e ele permanece vivo nesta história e na fidelidade ao Evangelho. Em tempos de aparência o Evangelho fica muito vazio das opções de Jesus. A proposta de metodologia e planejamento de Vela nos ajuda a traduzir o cuidado com a vida. Abraços, Carmem

    ResponderExcluir