quinta-feira, 27 de julho de 2017

Celebrar 20 anos do Projeto Missão Aprender 1998 -2018


Trilhas a favor da vida!!! É este o desejo, motivo e razão que nos mobilizaram na realização do Intercâmbio “Missão Aprender”. A alegria suavemente nos abraça, nos faz girar, cantar e fazer cirandas! O sabor já é de festa em 2017! Fazemos e mantemos viva a memória e renovamos a esperança. Juntas e juntos, nestas trilhas, alcançamos quase duas décadas de histórias. Quantos aprendizados! Quantas mudanças e novos olhares sobre as realidades! Quanto crescimento pessoal e comunitário! Nestes quase 20 anos permitimo-nos ampliar nosso olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos. Sim, tudo isto é motivo de alegria e festa.

Tudo está preparado para a chegada. O Brasil está mobilizado! Parece exagero? Pode ser. Mas, se considerarmos que somos parte de uma nação em um país continental e, que uma boa parte dele, está mobilizada, e se juntam para aprender mais sobre si e sobre outro país, então, isso é uma realidade!
Há quase dois anos foi iniciado um diálogo mais frequente e aproximado entre nós, Cajueiro, com a DKA, entidade austríaca. Assim viemos construindo os cenários para o que se concretizará nestes dias, com a chegada de sete pessoas da Áustria que se juntarão à nós no Brasil para exercitar o olhar, a escuta, a capacidade de perceber e aprender coletivamente.

Conversas e acordos institucionais conduzidos pelo Cajueiro e DKA. Muito trabalho, projetos, cartas, reuniões virtuais, visita ao Brasil de Angela e Clemens, visita de Daniel/Rio à Goiânia e tantas outras articulações com os coletivos no Ceará: Vila de Poetas e Rede Tucum;  em Goiás: Diocese de Goiás (PJ, CPT, Pastoral da Saúde e outros), Fraternidade da Anunciação, Escola do Circo; a experiência do Turismo Comunitário no Rio de Janeiro.  Muitas pessoas envolvidas, dedicando tempo e muito afeto na construção de um belo cronograma.  E não faltou carinho e amorosidade em tantos detalhes, no fazer e refazer a metodologia do Intercâmbio, do cuidar das questões econômicas e das parcerias necessárias para a realização desse projeto,  dessas "trilhas a favor do bem comum".

Este tempo de preparação nos colocou diante de muitas dúvidas, superadas por meio da cooperação fraterna. Procuramos nos manter sempre atentas e atentos, num diálogo construtivo. Permanecemos unidos nas escolhas e decisões. Muitas e muitos se envolveram e mantêm-se comprometidas e comprometidos com esta ação e na vigilante perspectiva de sempre estarem abrindo novas trilhas em meio ao mundo. A vida, com sua dinâmica própria, conspiradora para o bem, nos manteve e mantêm-nos juntas e juntos na busca do bem viver!

Este intercâmbio traz à memória os aprendizados desses  quase 20 anos e já nos encaminha para as preparações da celebração dessa história belíssima em 2018 – afinal, são duas décadas e abrindo novas trilhas. Tomamos o cuidado em convidar as pessoas no Brasil que participaram dessa experiência desde 1998  a se juntarem à nós neste ano. Queremos, em grande roda e ciranda, deixar jorrar nossos sentimentos, percepções e mudanças provocadas em nós por meio da experiência vivida do encontro com o diferente, o acolher e ser acolhido. Falar de nossos aprendizados, do que mais nos afetou. O que descobrimos por meio da cultura, com modos de ser e fazer. Como foi entrar em contato com o cotidiano de outras vidas,  seus sabores, cheiros e cores.

O intercâmbio quer ser um tempo-espaço construtivo, que nos coloca contra a corrente. Algumas pessoas no mundo constroem muros, barreiras, tratados contra a mobilidade das pessoas. Fecham-se em si mesmas, desejam que os bens e as riquezas sejam somente de um determinado grupo. Nós queremos mover as pessoas para que, com uma visão de mundo transformada, possam construir trilhas a favor da vida, exercitando todos os dias o bem querer, assim, o bem viver será uma realidade vivida pela humanidade. Isso pode parecer um sonho! Mas nós não queremos que nossa espera seja vã, como nos ensina Paulo Freire.

Nesta semana da chegada, estamos com o coração aberto, na ansiosa espera das pessoas que chegam e de nós que nos movemos para viver com a intensidade que pede o tempo de turbulências no mundo, onde parece o caos instalado, viver e ficar em Paz para conseguir enxergar novos caminhos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário