sábado, 21 de janeiro de 2017

Carta para a reunião da Pastoral da Juventude que acontece em Crato/CE - Luis Duarte


Amadas e amados jovens e assessores,
Amada Pastoral da Juventude,

É com imenso desejo de unir-me a vocês, reunidos por ocasião da Ampliada Nacional da PJ, que lhes escrevo. Fiquei pensando na beleza, profecia e sonhos que vamos tecendo em toda a PJ Brasil afora e que se encontram agora no Crato. O desejo de Ser-Tão PJ tem movido nossas orações, sonhos e serviços nos últimos tempos.

Na Ampliada Nacional, reúnem-nos nossos sonhos e nossa memória. Olhando os passos que já damos, poderemos celebrar a vida. Encarnando-nos sempre mais em nossas realidades, poderemos ter consciência das barreiras que precisamos romper. E sonhando coletivamente, alimentaremos e renovaremos nossas esperanças.

Penso que o tripé da memória, da organização e da esperança são fundamentais para toda a Pastoral da Juventude, de modo especial nesse tempo da Ampliada e pros próximos anos.

Em tempos de uma sociedade sem memória ou de uma forçada amnésia, como diz Eduardo Galeano, a PJ não pode se eximir da memória. Não podemos esquecer quem somos, os passos dados. Não podemos negar quem nos precederam no serviço à juventude na PJ. Não podemos esquecer de tantos e tantas que são gigantes em doação. Não podemos trair nossos valores, princípios e opções. Mas, não nos enganemos. Há muitos querendo que esqueçamos quem somos. Não seremos quem somos chamados a ser, se não tivermos memória. Não esqueçamos que no centro de quem somos e do serviço que somos chamados a ser e viver, está a opção pela vida em grupo. O grupo de jovens é nosso amor primeiro.

Junto da memória está a organização que somos e sonhamos. Recordemos sempre que nossa organização só tem sentido se gera nucleação, fortalecimento, acompanhamento e formação de grupos de jovens. Alguma coisa nos levou ao grupo. Mas, foi a vida grupal que nos marcou e determinou nossas vidas. Não podemos descuidar da vida de nossos grupos. É dos grupos articulados e organizados que iremos marchar pela vida da juventude. É dos grupos que iremos para as Galileias juvenis. É dos grupos que iremos pautar a defesa da vida. E em tempos de noite neoliberal, organizar grupos é imensamente desafiador. Mas, é o Senhor mesmo que nos envia e acompanha nessa missão grupal.

E junto da organização e da memória está a esperança. Não cabe entre nós o cansaço ou o desânimo. Os tempos são difíceis. Nossas forças podem fraquejar. Mas, não nos é dado o direito de perder a esperança. A falta de esperança é heresia. Onde nos matarem, iremos ressuscitar em serviço à juventude e ao Reino. Vamos seguir transformando o sertão em açude. Sempre que cairmos na tentação da falta de esperança, é preciso olhar para o grupo de jovens, nosso amor primeiro, e renovar a esperança. Não descuidemos da esperança que brota da vida grupal. Lembremos sempre que a falta de esperança é heresia.

E para abraçar cada um e cada uma recordo que na PJ descobrimos o grande mistério e beleza de que não estamos sozinhos. Estamos unidos por profundos laços de amizade.

Que Floris, Gisley, Albano, Herreros, Walderes, Julciene, Mauro, Raimundo, Deusdete, Lourival e tantos e tantas amantes da juventude, estejam presentes nesses dias de Ampliada Nacional da PJ ajudando-nos a não descuidarmos da memória, da organização e da esperança.

Abraços e beijos com saudades,
Luis Duarte
Rio Verde, 21 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário