quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Esperar! Esperançar é o verbo que vamos conjungar - Carmem Lucia Teixeira





“Escolhi a sombra de uma árvore para meditar
no muito que podia fazer enquanto te esperava
quem espera na pura esperança
vive um tempo de espera qualquer.

Por isso enquanto te espero
trabalharei nos campos e dialogarei com homens, mulheres e crianças
minhas mãos ficarão calosas
meus pés aprenderão os mistérios dos caminhos"
Canção Óbvia - Paulo Freire

   No dia 1/11/16 faleceu aos 106 anos, o inglês Sir Nicholas Winton foi o homem que, durante a Segunda Guerra, organizou o resgate de 669 crianças que seriam enviadas a campos de concentração nazistas. Por muitos anos nenhuma pessoa sabia deste seu feito. Quando sua mulher descobriu, ele disse só fiz o meu dever como cristão.



Veja este gesto deste homem. Ele muda a face da terra. Produz a mudança na vida destas crianças. Quem apresenta é um Pastor de uma Igreja Evangélica. Ele nos convoca a pensar no nosso compromisso a partir de nossa prática religiosa. E o significado do seguimento à Jesus.

Neste dias o Papa Francisco faz um discurso no final do terceiro encontro dos movimentos populares do mundo, 60 países dos cinco continentes.  E no discurso o Papa os agradece  porque cada gesto, por pequeno que seja é o mesmo milagre que realizou Jesus para cuidar da humanidade e para romper com as situações provocadas pelo desemprego.

 “os 3-T continuam a ser o coração dos nossos Encontros; direitos estão sendo violados por um sistema injusto que deixa milhões de camponeses sem terra, famílias desabrigadas e trabalhadores sem direitos. Por isso os principais protagonistas de nossos Encontros são os três principais setores sociais mencionados, marginalizados do campo e da cidade. “ (Papa Francisco).

No exame do Enem o tema que foi proposto para a redação também pede para os jovens "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Claro que o verbo combater não é o melhor, porque lembra combate, luta, guerra... não se pode trabalhar a intolerância com outras formas que não seja o diálogo, a escuta. O tema convoca à juventude a refletir sobre as posturas religiosas que tem feito um mal danado para a humanidade. Qualquer pessoa afetada por um gesto de intolerância, atinge toda a humanidade.

Estes acontecimentos deste homem que se dedica a salvar vidas, este gesto do Papa em reunir os movimentos populares e reconhecer que o bem que fazem são gestos de Jesus, a proposta da redação que nos chama a pensar sobre os caminhos que temos que construir para fazer pontes a favor da vida e não organizar a morte, em nome da religião precisam nos tocar no íntimo para nos mover e nos encher de esperança.

No anúncio e na denúncia, ou seja na contradição, na força profética temos que alertar que há muitas pessoas e instituições de nossa Igreja que estão chamadas a acordar - não é possível assistir o fechamento do Mundo Jovem, um instrumento de diálogo, que apoia a reflexão religiosa com a juventude, construindo valores, de repente por algum capricho pessoal, fecha. Não dá! Assim como foi com o IPJ/RS, Casa da Juventude - CAJU/Goiânia. Não é possível!

Ontem e hoje, nós estamos visitando as escolas ocupadas aqui em Goiânia/GO. Queremos escutar os jovens, apoiar e aprender com eles/elas porque aí tem poços de esperança para poder exercitar o esperançar.

"Obrigado aos observadores e aos jovens comprometidos na vida pública que vieram com humildade escutar e aprender. Quanta esperança tenho nos jovens!  (Papa Francisco).

Carmem Lucia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário