terça-feira, 19 de julho de 2016

Romaria dos Mártires - testemunha da Alessandra





Obrigada ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA, por deixar com que meus olhos amassem as pessoas que eu cruzava pelo caminho. Os abraços, beijos, sorrisos, olhares...estou agora relembrando cada um deles.

Obrigada pelas comidas boas, gostosas e cheirosas, comer sentada no chão, de pé ou ao som de António Baiano e Romerson Alves de Jesus observando as danças de arrasta pé, E Francisco Alan bailando pelo salão foi mais gostoso, deliciso. Obrigada pelas belezas todas que faziam o coração arder na celebração de abertura da caminhada da Romaria. Os índios acendendo o fogo, o poder dessa hora não tinha que ser de mais ninguém, era e é deles! 

Obrigada pela caminhada orante e de música boa, feita por homens do bem Guto Godoy Casaldáliga, Vitor Hugo Ramos, de espiritualidade da luta que fez pés doloridos firmar em fé e defesa dos povos tradiocionais e nosso jeito de ser igreja. 


Obrigada pela profecia que se faz verdade em bispos pastores e seguidores de Jesus. Obrigada Cajueiro por existir e persistir, com material e camisetas bonitas pra enfeitar nossos sonhos. Obrigada Mercedes, Mirim e Thoni, em vocês reconheço e reverencio muitas mulheres e homens que dedicam a vida na preparação da Romaria. 

Obrigada gentes boas do Cajueiro Célio Amaro e Berg Matutino por fazerem fotos tão lindas que me permitem ficar tempos contemplando. Obrigada, no nome de Luis Duarte Vieira, faço referencia a toda a galera que acreditou que seria possível realizar um momento das gerações das PJs. Foi uma Roda linda de viver, pactuamos o Bem Viver. 

Obrigada por rever, mesmo que rápido Hildete Emanuele Tica, as palavras eu não tinha, só abracei. Obrigada pela oportunidade que me foi dada de pronunciar a palavra em nome de tantas outras mulheres, elas estavam todas em meu coração. 

Obrigada por encontrar com essas mulheres jovens, algumas em especial temos caminhado juntas rumo a sororidade. 


Obrigada por rever companheiros amados e aliados no serviço da CNA Edson André Cunha Thomassim, Joilson Toledo, Joaquim Alberto. Maria Couto e Wander Torres Costa estavam no coração. 

Obrigada ao Pedro Casaldaliga, não cheguei perto, era muita gente...fechei os olhos e registrei na memória a sua energia espiritual. 

E, obrigada a tudo que move ou se moveu um dia para que eu chegasse até aqui. Onde estou. Tendo a possibilidade de registrar essa memória dos últimos dias. Estou com coração em ciclos distintos, mas que se conectam e se justificam porque um dia ME SEDUZISTE E ME DEIXEI SEDUZIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário