terça-feira, 1 de março de 2016

Encontro dos/as educadores/as do projeto PREUNI - Na Trilha da Universidade

O encontro dos/as educadores/as do projeto Na Trilha da Universidade teve como objetivo preparar a acolhida, a aula inaugural e as primeiras semanas com os jovens participantes deste caminho de formação.

O projeto tem como tarefa preparar sujeitos autônomos e construtores de uma sociedade justa e fraterna. O cuidado em preparar jovens líderes inicia com o acompanhamento dos educadores/as.

Recordar que o Cajueiro tem uma escolha pedagógica - a educação popular, de partir de onde os jovens estão com suas perguntas e desejos, com suas necessidades e expectativas é nossa tarefa, a partir de uma postura política a favor dos pequenos, da justiça e do bem comum.  Somos gente que cultiva o respeito a diversidade como um valor e como uma forma de contribuir na construção de sujeitos originais, que tem uma palavra para dizer ao mundo.

O projeto assume o conhecimento por eixos - linguagem, ciências da natureza, ciências exatas e sociedade. Não queremos gavetas queremos um conhecimento que nos permite superar barreiras colocadas por um sistema que privilegia um pequeno grupo. O conhecimento é direito de toda pessoa e ele precisa ser articulado a favor da vida e possibilitar que as pessoas pisem na realidade  e sonhem com um mundo diferente onde a riqueza são as diferenças presentes entre nós em todos os aspectos.

Por fim, definimos um primeiro instrumento para saber como chega os jovens e ao final do projeto aplicar outra vez para saber como estes jovens que participaram do projetos saem, o que foi agregado como um valor em suas vidas.

O grupo de educadores fará em uma 5a feira por mês, um grupo de estudo e partilha sobre o projeto. Proposta de discutir o eixo comum para trabalhar o conhecimento de modo integrado. Outra preocupação do grupo é como preparar estes sujeitos para enfrentar a prova do ENEM e a permanência na universidade depois de aprovado/a.

Este projeto conta com o apoio da Programa ProAfro/PUC-GO, Promenor/Espanha, La Abuela/Espanha, Missionárias de Jesus Crucificado, Centro Cultural Cara Vídeo, Colaboradores/as do Cajueiro.

Caso você, também deseja fazer parte das pessoas que apoiam projetos a favor da vida da juventude, entre aqui e colabora. Faça sua doação DOE SOUCAJUEIRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário