quarta-feira, 16 de março de 2016

Como preparar pessoas jovens e adultas para acompanhar grupos de jovens?


Veja a proposta do Projeto
CLIQUE AQUI INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

O programa de formação virtual do Centro de Juventude Cajueiro tem como objetivo responder a esta questão. Oferecemos um caminho de formação integral que busca responder as questões cruciais para a vida do grupo. 


No primeiro semestre vamos oferecer três cursos, com duração de três meses. Uma oportunidade de capacitar pessoas para o acompanhamento tendo como referência a Coleção Na Trilha do Grupo de Jovens - um material produzido e organizado por Carmem Lúcia Teixeira e Hilário Dick, assessores de referência na história da PJ do Brasil e da América Latina.e embasada no Documento 85 da CNBB e no Documento Civilização do Amor – Orientações para a PJ no Continente do CELAM. 



O conteúdo do curso foi organizado por grupos e pessoas com experiência nacional em juventude: Alessandra Miranda, José Ivaldo, Lourival Rodrigues da Silva, Katiuska Serafin, Carmem Lucia Teixeira, com revisão de Aurisberg Leite Matutino, Hilário Dick, Geraldo M. L. Nascimento. E a tradução para o espanhol foi feita por Eduardo Ramos, Sandy e Katiuska Serafin.


Este é o terceiro ano da proposta e as avaliações são muito boas. Se você ainda não aderiu a proposta, não fique fora! Faça parte deste grupo de pessoas que assumem a capacitação como um caminho para a formação de sujeitos autônomos na Igreja e na Sociedade.



Os três cursos que iniciam em abril são:

    
   1) Como Iniciar um Grupo de Jovens?



Tem como referência o lugar Bíblico Belém. Trabalha a convocação, nucleação e o grupo de jovens. É uma aventura de uma caravana pelo deserto, vamos com a família de José e Maria até Belém, onde acolhemos o Menino que nasce. Assim, somos desafiados a convocar e a criar grupos. Hoje formar grupos de jovens é um desafio que precisa ser enfrentado.



) Como trabalhar a Integração no grupo de Jovens?



Tem como referência o lugar bíblico Betânia. Trabalha o tema do ecumenismo e da cultura juvenil. Os temas relacionados às nossas relações e os desafios que temos que enfrentar para nos preparar para construir redes. É uma viagem através do trem das cores neste continente latino americano.  É uma aventura, vamos visitar vários lugares, inclusive, a casa dos amigos/as de Jesus e aprender com Ele a cultivar amizade nos diversos ambientes.





3)    Como trabalhar a participação no grupo de Jovens?



 Tem como referência o lugar bíblico Jerusalém. Trabalha o tema das políticas públicas de juventude, da participação social. É uma viagem que promete várias escaladas em Jerusalém. Estar no Jardim, participar da Ceia com Jesus para conhecer de perto os conflitos vividos e tomar a decisão de dar a vida pela humanidade, sinal do amor maior. Você não pode perder esta oportunidade.


Os cursos são virtuais. Horário você que escolhe e organiza, de acordo com seu tempo.

Para ajudar na vivência dessa proposta cada curso, conta com facilitadores/as – pessoas para orientar o debate e ajudar nas dúvidas.

Todo o conteúdo de cada curso está organizado em três rotas, com textos e vídeos para cada rota. 

Certificado – Quem concluir o curso receberá um certificado oferecido pela Universidade Federal de Goiás/Observatório Juventudes na Contemporaneidade de 100 h/aulas. Para isso é preciso ter uma participação de 75% na plataforma.

Contribuição para o projeto: O curso tem apenas uma contribuição para a manutenção do projeto e da plataforma no valor de R$ 50,00, por participante, por todo o curso. Não tem mensalidades.

Data do curso– inicia no dia 25 de abril e termina no dia termina no dia 15/07 de 2016.

As inscrições são feitas até 01 de maio na plataforma do curso – CLIQUE AQUI

No segundo semestre, vamos três mais três cursos, que iniciam em setembro:

1)    Como trabalhar a pessoa do/a Jovens?



 Tem como referência o lugar bíblico Nazaré. Trabalha o tema do Projeto de Vida. Os temas relacionados com a pessoa, com vários materiais complementares. Está organizado em três rotas dentro da cidade de Nazaré. É uma viagem de bike da casa de Jesus a Sinagoga e da Sinagoga para o mundo.  É uma aventura que irá ouvir Jesus proclamar Seu Projeto e provoca que cada um/a de nós a construir o nosso projeto.



2)    Como trabalhar a fé no grupo de jovens?



Está inspirado no lugar Bíblico Samaria. Trabalha a evangelização, a vivência da fé no grupo de jovens. É o encontro com a Mulher Samaritana. Ela nos conta a aventura e o encontro com Jesus no poço e nos ensina a ir em missão. Trabalha o Ofício Divino da Juventude, a Leitura Orante da Bíblia. Nesta aventura vamos encontrar as razões da nossa fé e do nosso compromisso com o Reino.



3)    Como planejar a vida do grupo?



 Está no lugar bíblico Emaús. Trabalha as noções de planejamento. Ajuda a gente a elaborar um projeto de intervenção na realidade da juventude.  É a aventura de fazer o caminho com Jesus de Jerusalém até a Galileia. Aqui vamos aprender a caminhar como grupo em uma sociedade que propõe o isolamento. Esta aventura nos permite organizar os nossos sonhos na construção de um mundo que respeita a vida da juventude.



Estes cursos serão oferecidos de setembro a novembro de 2016. Já reserve suas vagas.

E ainda, vamos oferecer de modo GRATUITO para grupos organizados, o curso

1)    Na Trilha da Civilização do Amor  INICIO EM AGOSTO

O curso foi preparado por Carmem Lucia Teixeira, Hilário Dick que foram da equipe latino Americana de elaboração do Marco de Referência da PJ Latino Americana. Ele foi traduzido para o espanhol e revisado por Katiuska Serafin, religiosa de São José de Tarbes e por Aurisberg Leite Matutino que colaborou na revisão e na apresentação gráfica.

Neste curso além da síntese do documento, temos aulas gravadas por Hilário Dick, em Português e Espanhol, textos e vídeos que ajudam no aprofundamento do documento Civilização do Amor, publicado em português pela CNBB. Este curso estuda o marco da realidade, o marco histórico, o marco doutrinal, marco operativo e o marco celebrativo.

Este estudo provoca que você e seu grupo, sua diocese, sua congregação, seu Regional possa organizar o seu MARCO DE REFERÊNCIA DE TRABALHO COM A JUVENTUDE.  Se houver interesse no projeto, favor entrar em contato, para organizar o programa de formação para o segundo semestre de 2016.

O curso tem duração de 4 meses. Com certificado de carga horária de 150 horas/aulas.

Não haverá taxa para este curso. Pedimos uma doação para pagamento da plataforma.

INFORMAÇÕES GERAIS:

                Estes cursos serão oferecidos em Português e Espanhol.  Se você, sua Pastoral, sua Paróquia, sua Diocese, sua Congregação quer organizar o seu grupo para organizar sua própria turma, entre em contato conosco. Se vocês são um grupo grande, entrem em contato para discutir a contribuição.

Informaçõesvirtual@cajueiro.org.br

Parceiros no projeto: PJ LatinoAmericana/Celam, PJ Nacional, Irmãs de São José de Tarbes/Itaberaí/GO, Centro Vida e Juventude/Brasília/DF, Missionárias de Jesus Crucificado/Goiânia/GO, Spes – Instituto de Pastoral Juvenil,  Maristas, Paneiro – Centro de Juventude e RCAJ – Manaus/AM. (em diálogo com estes grupos para confirmar)

Coordenação do projeto: Carmem Lucia Teixeira, Katiuska Serafin e Luis Duarte.

Se você tem interesse em ser parceiro no projeto entre em contato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário