quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Encontro intercontinental da Pastoral Vocacional das Claretianas


O encontro foi no Carnaval de 2016, reuniu mais de 60 pessoas vindas dos cinco continentes! Mulheres que são Igrejas, por isto, missionárias que anunciam boas notícias do Reino. Como uma  "Escola de Samba"  que se organizou neste Carnaval de 2016 para planejar o cuidado com a vida da juventude a partir da elaboração de projetos. Um esforço coletivo para passar na avenida!

Esta congregação de mulheres nasce no Paraná, em Londrina. Foi na casa mãe do grupo que reuniu todas para sonhar e projetar o cuidado com a Casa Comum. Primeiro lugar, situar onde estamos e quais são as qualidades, as belezas, nossa história, nosso modo de estar no mundo como pessoas para sermos pessoas felizes, como sonhou Deus ao criar a humanidade.

Depois, com atenção olhamos  o contexto e as situações que temos que mudar no mundo, a exemplo de Jesus, que não paralisa diante da morte.  Estar diante das situações que vivem os jovens - desemprego, violência, polícia que mata, drogas que são distribuídas como o objetivo de controlar e condenar os jovens a morte, tirar a esperança de um futuro, só porque não precisamos de renovar a mão de obra. A situação da educação, com pouca qualidade, programada  para manter as pessoas empobrecidas sem  a capacidade de ler o mundo onde estão e se posicionar-se nele de modo a intervir politicamente. Encontrar uma esperança como instituição para dizer aos jovens!

Falamos também, da corrupção no mundo e no modo como o sistema capitalista se organiza de modo que tudo vira mercadoria, por isto, extrai o lucro ao máximo - falou-se dos jovens que são traficados em toda parte do mundo, condenados na escravidão de trabalho forçado ou sexual, também, a religião que silencia e anuncia prosperidade e não libertação, diante de tanta concentração de renda, 85% da riqueza nas mãos de 1% da população do mundo. Como tratar a vocação à vida neste contexto? Como tocar nas estruturas? Como atuar local e transformar mundialmente a situação da juventude?

Mudar o olhar  com o qual encaramos a juventude. Estamos sempre no centro. Um mundo adultocêntrico! Tudo é visto a partir deste lugar, e quem não está neste lugar, não é maduro, ou não tem uma palavra para dizer para o mundo. Quando este mundo adulto olha para o mundo juvenil, tem sempre uma resposta pronta, e uma fragilidade de escuta que impede a compreensão do ser jovem. Faz necessário que estes sujeitos façam suas perguntas, seja dentro das estruturas eclesiais, sociais ou educacionais! Assim, podemos ver o novo nascer.

Olhos e ouvidos abertos para enxergar  e escutar, o diverso, que somos como povo no mundo! Romper com o monocromático imposto pela Europeização do pensamento "Clássico"  assim, constituir e respeitar as diversas visões de mundo. Trabalhar a vocação da juventude é abrir estes caminhos novos para que possam dizer sua PALAVRA  ao mundo. Romper que a cultura da reprodução.

A exigência de pensar sobre projeto de vida para a nossa Casa Comum, para o nosso país, para as nossas instituições, para a pessoa precisa nos mover como um terremoto que produza em nós crise, do jeito que Pedro Casaldáliga nos provoca, crise como febre, sinal de vida, de possibilidade de mudança. Aqui pede UTOPIAS claras para poder caminhar como gente da vida!

A construção de pontes exige um pensar sobre a nossa história, exercitar o lúdico, estar atentos as tarefas do cotidiano. Ter o ponto de chegada claro! Queremos o que? Jovens organizados em grupos, acompanhados, com projetos de vida claro, com capacidade de ler e produzir uma nova comunicação a partir do olhar e dos desejos da juventude que vive hoje com seus dramas e suas alegrias.

Queremos justiça! Uma sociedade onde cada povo, cada pessoa tenha o necessário para uma vida simples, sóbria e digna! Queremos Paz! que a vida da juventude seja respeitada e cultivada.

Exige maestria! Capacidade de dedicar-se no estudo, na pesquisa e no planejamento. Não há outro caminho para colaborar com pessoas felizes e com projeto de vida claros tanto do ponto de vista pessoal, comunitário e planetário.

Carmem Lucia Teixeira
Assessora do tema - Projeto de Vida, Londrina/PR


2 comentários:

  1. Carmem, Foi muito bom ter vc aqui conosco nos ajudando a traçar os nossos sonhos de continuar sendo mulheres anunciadoras do Reino e cuidadoras da casa comum. especialmente com a juventude. Que Deus continue abençoando sua vida. Ir. Herminia mc

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência muito boa! Grata pela acolhida e cuidado.

    ResponderExcluir