terça-feira, 16 de junho de 2015

Carta ao amigo Gisley - Luis Duarte celebra 6 anos de Memória da Páscoa!



Carta ao Gisley,

No dia de hoje as palavras somem. Lembro de você me dizendo que “estava trabalhando menos que precisava, mas mais que gostaria”. Depois te vi ali, sentado junto da juventude, celebrando o natal na CAJU. Lembro que estava na fisioterapia. Foi a Alessandra quem me ligou dizendo que você estava desaparecido.Fiz uma prece pedindo que fosse um engano. Entre mensagens diversas e muitas, a prece era que fosse mentira. Mas, você havia vivido sua Páscoa. Havia abraçado a Cruz. Os estigmas da Cruz eram em ti as marcas das balas.

Até hoje não sei dizer porque não fui no teu velório. Sei que chorei sozinho numa vigília. Sei, que li milhares de depoimentos, cartas. E não faltaram pessoas, jovens e assessores/as chorando sua morte, mas ressuscitando contigo na causa pela vida da juventude. É que uma vida que é Eucaristia sempre será lembrada. A Carmem te escreveu dizendo que seu velório foi o lançamento nacional da Campanha Contra a violência e o extermínio de jovens. Você precisa ver quanta coisa bonita e comprometida aconteceu nesses anos todos da Campanha. O Hilário te visitou no céu, riu contigo. E escutou você pedindo para ser lembrado por ter sido o mártir da defesa da vida da juventude, da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens. Poucos dias depois de você junto de jovens e assessores/as das PJs terem construído a Campanha você é assassinado. E foi assassinado no auge de uma discussão sobre a redução da maioridade penal. No dia em que encontrávamos seu corpo, você tinha uma reunião para articular ações contra a redução.

É curioso, que hoje, seis anos depois estejamos no auge da discussão da redução da maioridade penal novamente. Tem muita gente querendo matar a juventude, em nome de valores “cristãos”, inclusive. Há muita gente, pessoas e instituições, querendo crucificar ela. Tem muitos corpos de jovens sendo encontrados em cantos diversos. É que continuam a matar a juventude. Há muita gente se articulando contra a redução da maioridade penal, pela vida da juventude. Infelizmente, sei que o sabes, a Campanha deixou de existir faz poucos dias. Tantos e tantas já se manifestaram, de diversos modos, sobre o fim da Campanha. Gostaria de te escutar. O que tem a nos dizer? O que nos sugere?

Antes de me despedir preciso lhe dizer algumas coisas. Coisas da vida. Sei que já sabes, mas quero dizer assim mesmo. Quel e Quim serão os pais de Maria Flor, uma alegria só. O Guigo e a Ediane estão gestando juntos o Davi. Felipe está trabalhando firme pela vida da juventude, em especial da juventude negra. Tica está bem, segue se doando pela juventude, mora em Brasília faz alguns anos. A Carmem, junto do Lourival e outros/as amigos/as, tem batalhado muito na causa juvenil através do CAJUEIRO. O Hilário segue fazendo assessorias ali e acolá, sempre profeta e poeta em seus escritos e radical na causa da juventude. O Lourival, lutando pela recuperação da saúde, segue na causa da vida da juventude. Teria que te falar de muita gente. O tempo não me permite. Muita gente tem saudades de você. Ah, não esqueça de dar um abraço apertado no Walderes, quem envia é o dindo Rezende. Mirim segue fazendo mil e uma assessorias, nos ajudando a recordar os mártires.

Ainda te peço uma coisa. Conceda-me e conceda-nos a graça de fazer da vida uma Eucaristia. Sim, que minha vida e nossas vidas sejam, como a tua, uma vida doada em amor radical (Jo 13, 1) pela vida da juventude (Jo 10, 10). Ajude-nos a não descuidarmos da memória, da profecia e da utopia. E fortalece-nos na esperança!

Contamos contigo para seguirmos na defesa da vida da juventude!
Abraços pascais meus e de tantos/as,
Luis Duarte





Imagens - Jean Carlos e Aurelio Fred

Um comentário:

  1. Valeu Luis Duarte pela carta / por lembrar

    Em memória a Páscoa do Padre Gisley Azevedo Gomes. Escrevo este post para recordar o/os mártires.

    Ao visitar o Blog Cajueiro encontrei a carta do Luis Duarte que provocou-me a escrever em memória do amigo Padre Gisley. Este que ajudou-me na minha formação como Assessor da Pastoal da Juventude na escola de assessores.

    CONFIRA MAIS NO LINK ABAIXO:
    Quem foi Padre Gisley Azevedo Gomes, assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    http://www.pjvoluntario.blogspot.com.br/2015/07/em-memoria-padre-gisley.html

    Saudades, amigo Pe. Gisley! ( Benjamim - PJ )
    Blog. www.pjvoluntario.blogspot.com.br

    Foto: Imagem - Jean Carlos e Aurelio Fred
    Blog Cajueiro: http://cajueirocerrado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir