quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Carta Aberta ao amigo Giovani A. Machado



CARTA ABERTA AO AMIGO GIOVANI
Caro amigo Giovani,

Acordamos hoje com a notícia que nos abalou como país. Pessoas  de todas as partes do Brasil e fora do Brasil, como os amigos e amigas de Moçambique na África e Venezuela se comunicando com um único desejo: consolar na dor da sua partida. Aqui estamos todos/as indignados/as diante da violência que você sofreu. Seu corpo imolado – vidas pela Vida!

Somos testemunhas do seu compromisso e de sua vida doada pela juventude, pela Igreja pelos pobres e, por políticas públicas de qualidade em seu município.

Em 2015 celebramos 20 anos das Escolas Bíblicas para Jovens – construção de um caminho ecumênico e de compromisso com a vida do povo. Fizemos memória do caminho que vocês de Birigui fizeram vindo dois anos seguidos a Goiânia para a formação e depois, do belíssimo trabalho que ai fizeram com as Escolas Bíblicas com Jovens na Igreja de Birigui e diocese de Araçatuba/SP. E mais tarde, você fez outra vez este trajeto para o curso de Especialização em Juventude.

Agora nos encontramos como uma grande rede de amigos/as, familiares, companheiros/as de trabalho e de missão para nos despedir de você, com a certeza que seu legado fará sua presença perpetuar entre nós para sempre. Por isto, com todas as forças que temos exigimos uma apuração imediata deste crime bárbaro que nos abala como país.

Pedimos que a diocese de Araçatuba, como Igreja que cuida e que ama, seja a primeira a levantar a voz contra este crime que ofende a dignidade humana, portanto, seu Criador. Exigimos que o poder público, a prefeitura de Birigui e o Judiciário, empenhe o melhor de suas forças para apurar tudo o que envolve este assassinato e faça justiça. Aqui estamos e estaremos de pé para acompanhar todo este processo.

Querido amigo, você sempre foi para nós sinal de Paz e compromisso com a justiça! Queremos pedir que continue nos acompanhando e nos indicando os caminhos para maior fidelidade no serviço do Reino e de uma sociedade justa.

Agradecemos muito seu apoio em vida para que o Cajueiro fosse um Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em juventude. Queremos dizer do nosso amor por você que foi sempre intenso. Você continua vivo em suas causas e com a sua coragem queremos manter viva sua presença e suas causas em nossas vidas e em nossas organizações.

Solidarizamo-nos com sua família e todos/as amigos e amigas nesse momento de dor e nos juntamos a eles/as para exigir que se faça justiça.

Junto estão unidos/as o Padre Hilário Dick/São Leopoldo/RS, Edina Lima/Moçambique, Eduardo/Venezuela, Padre Mirim/ Belo Horizonte e cada um/a do Cajueiro.

Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO

Goiânia, quarta-feira de cinzas, fevereiro de 2015.


Um comentário:

  1. Carmen e amigos:

    O Giovani, além de participar comigo de uma das etapas de Escola Bíblica em Goiânia, me levou a Birigui varias vezes. Por causa dele aprofundei no Jesus histórico. A emoção do Giovani era visivel "Eu não podia imaginar..." repetia. Sempre que assessoro este Jesus, o sorriso do Giovani me acompanha. Hoje, ele sorri com esse Jesus e cutuca a Ele para acabar com tanta violência e covardia.

    Me sinto muito unida a todos vocês, a todos nós.

    Bjos

    Mercedes

    ResponderExcluir