sexta-feira, 25 de julho de 2014

Uma experiência de formação de lideranças jovens e adultas em Iguatu/CE



Esta história de formação de lideranças tem um caminho de quase um ano. Nasceu no Ceará na cidade de Tiangá em uma outra formação de lideranças do Regional Nordeste 1/ CNBB. Gabriel Amâncio participou nesta formação com o tema da formação integral, organizado pela Diocese e com convites abertos para outras dioceses.

Agora em julho de 2014 o sonho daquele garoto, junto com a Paróquia Nossa Senhora das Graças se concretizou. Viajamos eu e Graça. Primeiro, partiu a Graça com sua família foi para o Pará e de lá ela seguiu para Fortaleza/CE. Depois parti daqui da Goiânia e lá nos encontramos com Gabriel Amâncio e com Irmã Marciana, missionária da Sagrada Família. Fomos acolhidos/as por uma noite em uma paróquia da periferia de Fortaleza e na madrugada do outro dia fomos nós para a cidade de Iguatu/CE. Cerca de 6 horas de viagem.

No caminho nos encantamos com Quixadá uma geografia rara. Paramos para tomar nosso café da manhã. Tudo para ficar na memória, muito sabor deste nosso nordeste. Chegamos na cidade e já era hora do almoço. Conhecemos o sabor da cajuína, um refrigerante produzido no local. E em seguida,  o tempo foi para organizar espaço para acolher o povo. O local do encontro foi um antigo matadouro. Fizeram milagre e o lugar se tornou outro, muito acolhedor. Um salão organizado em três espaços distintos - sala para estudos, refeitório e capela.

O projeto é para preparar 30 lideranças. E para convocar estas lideranças foram seis meses de visita nas comunidades da paróquia, tanto na cidade, como na zona rural. Foram realizadas atividades sobre a realidade da juventude convites para os mais diversos grupos: grupos das comunidades, skates, grupo de quadrilha. O grupo que aceitou o convite foi formado por 23 jovens e 07 adultos.

Nós, eu e Graça, pela diversidade do grupo decidimos junto com a coordenação que o grupo iria ser trabalhado em dois. Um com os jovens e outro com os adultos. Por isto, realizamos dois projetos de formação: Escola de Educadores/as de Jovens e Na Trilha da Formação de Lideranças. Claro que esta decisão provocou muitos cansaços. Imaginem trabalhar o dia todo em 8 dias. O resultado porém, nos deixou com muitas alegrias.

Na Trilha da Liderança com jovens trabalhou o eixo do grupo. Com temas: grupo, afetividades, participação, espiritualidade, ofício divino da juventude. O grupo no final fez o compromisso da vida comunitária junto à comunidade local na celebração eucarística. Cada jovem recebeu o anel de tucum. O grupo fez um lindo movimento de sentir-se em grupo: foram muitas dinâmicas e avaliações para gerar no grupo este desejo.

A Escola de Educadores/as aconteceu com os adultos/as - refletimos sobre a pessoa, sobre os conceitos que carregamos dos/as jovens e, o contexto social, cultural e religioso onde situamos. Falamos da formação integral com suas dimensões e processos, organizamos a ação em dois projetos. Um projeto para acompanhar os jovens na Paróquia e outro para a Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família.

Uma experiência que acontece na periferia. Ela nos centra em nossas opções como Centro. O grupo de coordenação da Paróquia ficou animado. Os jovens desejosos/as de estar em grupo. E nos renovamos nosso compromisso com a vida da juventude.

Esperamos aqui os comentários dos participantes e de outras pessoas que desejam também, contar suas experiências.
Carmem Lucia Teixeira


6 comentários:

  1. Antes de tudo quero agradecer a Deus, depois a Carmem e a Graça pelo belo trabalho realizado com a juventude de nossa Paróquia, pois ficou uma semente que foi lançada e será plantada no próximo dia 24/08 a partir das 08:00 horas da manhã, iremos nos reunir com todos os jovens que estiveram presente na Escola de Juventude e Cidadania, para começarmos a planejar o andamento do grupo com estudos e momentos de lazer. Em breve diremos mais novidades. Abraço Fraterno e fiquem com a paz de Cristo. Francisco Ivanildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanildo estas noticias causam em nós do Centro de Juventude Cajueiro esperança porque sabemos que esta semente plantada será cultivada. Aí haverá muitos Cajueiros que darão sombras, sabor, alimento para muitos jovens que vivem isolados e terão nesta paróquia oportunidade de agrupar-se e assim, construir uma vida diferente para eles/elas suas famílias e para o mundo. bjs Carmem

      Excluir
  2. Os momentos vividos foram inesquecíveis.
    As experiências que ficam conosco são as melhores.
    Mais que um grupo se formou uma família onde nos tornamos irmãos.
    Fica em nós um sentimento de gratidão a Graça Figueiredo, que com seu carisma nos contagiou, e acima de tudo a Deus por ter nos Unido. E fica também o compromisso com a vida.
    Foi algo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda
      As palavras de vocês aumenta em nós o desejo de continuar o serviço à juventude. Esta experiência de construção do grupo, do compromisso foi fundamental.
      Continuamos contando com a presença de vocês em nossos espaços. abraços, Carmem

      Excluir
  3. Olha um sonho que se sonha junto dizem que se realiza só pela força desse querer, dessa vontade e foi com sentimento que concluímos essa etapa da Formação de Lideranças Jovens e Adultas com o sentimento de querer mais... A vontade de ser comunidade, grupo nos impulsiona a vivermos e experimentarmos mais dessa experiência de ser e cuidar da juventude. São a tantas e tantas pessoas que se dirigem nossos agradecimentos mais destacamos o Cajueiro que nos apoio e ajudou a concretizar esse sonho, a Graça Figueiredo, a Carmem Lucia a vocês nossos agradecimentos, a nossa saudade que ficou e nosso carinho. Por fim concluímos mais vislumbramos o início de uma caminhada linda em busca da implantação do Reino. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel valeu acreditar no sonho. Ir longe para poder conhecer vocês de perto e ver o esforço que se faz para organizar a juventude. Desejo que esta organização fortaleça para a vida e para a organização. bjs

      Excluir