domingo, 18 de maio de 2014

Formação de Lideranças: Na Trilha do Grupo de Jovens inicia como Rede Continental





No dia 20 de maio inicia a Formação de Lideranças que está no Projeto Caminho de Esperança – Na Trilha do Grupo de Jovens. Uma atividade que envolveu vários grupos: o primeiro deles foi Caritas Brasileira apoiou com parte do projeto financeiro, enviado e aprovado em 2013; depois no diálogo com outros grupos como o Centro Vida e Juventude de Brasília/DF que apoiou a ideia desde o primeiro momento, oferecendo sua plataforma, e neste, projeto apoiou na elaboração do conteúdo de um acampamento/módulo; as Irmãs de São José de Tardes/Brasil tem apoiado o projeto com elaboração de conteúdos, na tradução, na divulgação e na formação de turmas.


A Rede de Assessores/as e cuidadores/as de Juventude de Manaus/AM tem se articulado como um grupo que presta serviços de acompanhamento à juventude organizada em Pastoral, apoia o
projeto com facilitadores e na formação de turmas. A Pastoral da
Juventude Nacional entra na parceria do Projeto de Formação, em sintonia com o Projeto Caminho de Esperança, entra com facilitadores/as. Os Irmãos Maristas província do Rio Grande do Sul/Brasília/Amazonas está presente no projeto deste a primeira edição e neste projeto apoia financeiramente, na divulgação, na formação de turmas e na facilitação. As Irmãs Missionárias de Cristo/Brasil apoiaram financeiramente o projeto.

As parcerias se ampliam para o nível continental com a entrada da Pastoral Juvenil/ CELAM, inicialmente a pedido de Padre Augusto, secretário executivo até 2013. O desejo era, em princípio, atender a regiões do Continente que não tem tantas ofertas de formação. Este grupo entrou com a divulgação e com facilitadores neste processo. O SEJUVE – Instituto Regional de Pastoral Juvenil que atende a região Centro América participa do projeto e apoia na tradução e divulgação. SPES é o Instituto de Pastoral Juvenil da Venezuela participa do projeto deste a origem contribui na facilitação, na tradução e na divulgação.


Cremos como Centro de Juventude Cajueiro neste esforço de juntar forças que se co-organizam em  vista da vida da juventude. O Projeto Caminho de Esperança com seu curso Na Trilha do Grupo de Jovens reúne estes esforços de grupos e pessoas. Este esforço tem doação de serviços, de valores, de tempo. Anderson Deizepe que criou a plataforma para o CEBI virtual, abriu este espaço para que pudéssemos hospedar nossos cursos. Neste curso as pessoas envolvidas na elaboração dos conteúdos foram: Hilário Dick, sj; Lourival Rodrigues da Silva, Vanildes G. Santos, Katiuska Serafin, Alessandra Miranda, José Ivaldo, Geraldo Nascimento, sj e Carmem Lucia Teixeira. Todo este esforço em vista da formação de lideranças jovens e adultas.

A formação oferecida não são somente conteúdo é uma postura que provoca nossa postura frente a vida, exige um posicionamento político. Esse posicionamento exige que seja feito em grupos articulados em Rede em vista da transformação.

Acolhemos todas as pessoas para o processo de formação, nós do Centro de Juventude Cajueiro e cada um dos parceiros que assumiram juntos este caminho de 20 de maio a 20 de novembro.

10 comentários:

  1. Fiz minha inscrição no curso, e ainda não recebi nenhum e-mail, como proceder ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe veja se está tudo certo hoje. Se já recebeu a mensagem. Fico no aguardo, abraços, Bom curso.

      Excluir
  2. É muito bonito e ao mesmo tempo desafiador. Trabalhar em rede, para o bem da vida da juventude, é provar na prática que é possível superar o isolamento e o individualismo proposto pelo neoliberalismo. Vamos construindo Ternura e Luta!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel o desafio é cotidiano para que os fios da Rede se fortaleçam a fim de vencer este caminho imposto do isolamento. Hoje tecer redes é o desafio. Ele mesmo já é parte da formação. Espero que todos/as nós que estamos nesta Rede possamos nos sentir protagonista deste caminho. Divulgar o curso como seu. Abraços, Carmem

      Excluir
  3. Como faço pra me escrever no Curso de Formação de Lideranças: Na Trilha do Grupo de Jovens inicia como Rede Continental ? Qual link faço a inscrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walbert as inscrições são feitas pelo link www.cajueiro.org.br/curso/inscricao, não sei se ainda está aberta, abraços, Carmem

      Excluir
  4. Carmem gostaria de saber se esse custo de inscrição é por pessoa ou por grupo, pois o curso deve ser feito em grupo mínimo de três pessoas certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo é por pessoa, equivale a R$ 20,00 reais por mês. Pode ser feito por quantas pessoas desejarem. abraços, Carmem

      Excluir
  5. Não Conseguir Realizar o Pagamento e que devo fazer agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva para cajueiro@cajueiro.org.br e ele te envia o novo boleto. abraços, Carmem

      Excluir