sábado, 15 de março de 2014

Um ano depois da semente plantada, cuidada, um Cajueiro sustentado por fortes raízes



Um ano depois, reunimos pessoas que acreditaram e acreditam no sonho de manter viva a chama da missão de cuidar da vida da juventude empobrecida para celebrar a Vida.

Um ano intenso povoado de sentimentos mistos, próprios da vida e dos processos que estamos imersos.

Solidariedade é a Palavra que nosso corpo viveu. Acolhemos tantas pessoas debaixo desta árvore! Foram várias pessoas e grupos que estiveram presentes neste ano visitando o Centro de Juventude elas foram força para o Cajueiro.

Iniciamos com um tempo oração no lugar Bíblico Betânia. Rezamos que é na periferia que Jesus se encontra com seus amigos/as. E desde este lugar que ele denuncia as situações de injustiças. Nosso porto foi o Mosteiro e Mercedes Budalles indicou pontos para rezar a vida e as decisões que nos pede este lugar.


Árvore esta que cresce a cada dia, graças à parceria de diversas instituições e amigos/as. Neste caminhar, surgiram diversos Projetos que foram sinais de vida: Intercâmbio Missão Aprender que reuniu jovens por um mês para conviver, compartilhar a vida, celebrar, conhecer. Foram tantas as descobertas! A parceria fundamental com a DKA. Na Trilha da Universidade foi o caminho aberto para o Preuni. realizado dentro da Universidade por causa das parcerias com o programa da Pro-Afro-PUC, dos grupos Promenor e La Abuela, da Espanha.  Quantas assessorias! O processo com os/as educadores/as em Uruana, Dioceses, grupos, congregações que confiaram em nós e aos quais somos muito gratos.




A pesquisa sobre a condição juvenil manteve o grupo de profissionais de diversas áreas e a parceria da UFG - Educação e Sociologia. O projeto da FAPEG aprovado nos mantém atualizados nos estudos para conhecer sempre mais a juventude - educação, religião e violência. Estes são temas que nos aproxima como pesquisadores/as. Realizamos um Seminário sobre Juventude e religião.

 
Armamos a Tenda da Juventude junto com tantos grupos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e nela a Tenda dos Mártires! Quantos aprendizados e encontros. Participar e contribuir com a marcha mundial em defesa da vida da juventude - Basta de violência e extermínio dos jovens.
A Diocese de Goiás nosso porto seguro junto com a Fraternidade do Mosteiro da Anunciação, parceria nos projetos, espaços de partilha, de celebrar a fé, de acompanhar a Igreja e de profundas aprendizagens...As congregações que apoiaram projetos neste ano - Maristas, Missionárias de Cristo, Missionárias de Jesus Crucificado, Oblatos de Maria Imaculada, Irmãs Azuis, Adoradoras do Sangue de Cristo. Nossa gratidão pelo apoio na missão que também é de vocês quando assume conosco.

Lançamento de materiais para os grupos de jovens: Projeto de Vida, 7 celebrações sobre Nazaré, Na Trilha do Grupo de Jovens, Ofício Divino da Juventude. Todos em parceria com Pastoral da Juventude e Congregações.



Realização do nosso primeiro curso virtual - EAD: Na Trilha da Civilização do Amor destinado para educadores/as de jovens. Foram 19 países, cerca de 700 pessoas participando, 40 facilitadores/as, conteudistas. Anderson Deizepe, nosso apoiador para as questões técnicas da plataforma, do site, da loja virtual e de modo especial que nos provoca a avançar para dentro deste mundo virtual. A quem acolhemos sempre debaixo desta árvore como um Cajueiroque inspira a crescer e dar frutos.

Neste projeto a parceria com a Cáritas Brasileira deu um impulso inicial. A Universidade Católica de Brasília acreditou na proposta e certificou o curso. O curso foi fruto da articulação com vários grupos do continente. 

Estivemos acompanhando a defesa da Ecologia no Estado, participando das conferências. Participamos do Lançamento do Estatuto da Juventude, lançado em Brasília/DF com a presença da Presidenta Dilma e tantos jovens e educadores/as de todo Brasil. Somos testemunhas da concretização das Políticas Públicas. O Encontro Nacional de Fé e Política foi espaço de encontro, partilhas e sonhos. Assessoria do tema da juventude e protagonismo, direitos.

A Edina alargou nossas tendas e nos levou para Moçambique e toda África em  missão a quem acompanhamos todos os dias nesta missão com o continente irmão.


Organizar a vida da associação exige um cuidado diário, pessoas que acreditam e doam - serviços, bens, valores – foram duas assembleias de fundação, reuniões, encontros, Fórum de Planejamento, parcerias.... A CESE esteve presente apoiando para que a instituição ganhasse força para manter-se no caminho.

Cada dia cresce o movimento daquelas pessoas que doam SOU cajueiro e passam a fazer parte do caminho. Aurélio Fred tem produzido imagens que nos faz chegar com arte e beleza e outras pessoas e grupos doaram em espécie. Gratidão!

A distribuição dos livros e materiais para grupos de jovens envolveu várias pessoas e esforços impressionantes. Foram várias comunidades e grupos que adquiriram os materiais com o intuito de apoiar e fortalecer seus caminhos de formação e de celebração da vida.


Um ano desta árvore que vai revelando flores, frutos e fincando suas raízes em meio da juventude empobrecida.

Neste ano, também nos despedimos de pessoas que deram a vida pela vida - Deusdete de Oliveira e Walderes Brito que nos deixaram mais pobres pela ausência física, porém são marcos inspiradores para nosso caminhar.

O Cajueiro se fortalece à beira do rio da amizade, da solidariedade e do compromisso com a vida da juventude empobrecida. E você o que celebra conosco?




7 comentários:

  1. Bacana: Obrigada pela partilha. Me sinto parte mesmo à distancia! Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Muitas coisas lindas foram feitas e muitas ainda serão por esse cajueiro, árvore do bem, que tanto bem tem feito, mesmo tão novinho. E isso é resultado das parcerias. Sigamos parceiros e parceiras na construção do Bem Viver. Viva o Cajueiro! Sou Cajueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa gratidão pela presença amiga neste tempo de 1 ano do Cajueiro. Viva o Cajueiro!!

      Excluir
  3. Parabéns! Vocês são exemplo de garra, dedicação e amor a juventude. Estamos junto na luta! Abraços!!! Em unidade e preces, que o bom Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, Amém! Queremos receber as graças de Deus e dos Amigos/as neste tempo de construção. Um Centro de Juventude exige muito tempo e dedicação. Grata pela amizade. Abraços

      Excluir
  4. Quando a gente sente o tapete puxado, tem uma sensação de queda livre; porém, ao renascer, sentimos que fomos prá cima e não prá baixo. É assim que vejo a nova fase dos articuladores das juventudes no Centro-Oeste. Vamos prá frente! A fila anda e não podemos ficar parados. Godoy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, amigo de todas as horas, suas palavras são valiosas para este caminhar que é marcado sim, por este esforço, de reverter o caminho. Temos testemunhado suas palavras neste ano. Um grande abraço, Carmem

      Excluir