sábado, 8 de fevereiro de 2014

Formação de Lideranças Comunitárias - Na trilha da Universidade






O Centro de Juventude Cajueiro por meio de seu Programa de Formação de Lideranças Comunitárias, organiza o projeto  “Na trilha da Universidade”, com o objetivo de preparar jovens empobrecidos/as para quebrar barreiras que são impostas às pessoas que nascem nesta condição imposta por um sistema econômico neoliberal.


O educador Wander, da equipe do projeto de formação de lideranças comunitárias nos dizia que as condições impostas aos negros/as neste país é de exclusão, e elas são assumidas na vida destes sujeitos. Ele é educador de química e discute em seus estudos o vínculo entre química e a África. Provocar que os negros/as digam sua palavra ao mundo. Essa deve ser a tarefa deste projeto de formação.

Edinaldo, coordenador do projeto, afirma que somos desafiados a capacita sujeitos históricos. Ou seja, pessoas com capacidade de entrar para a universidade, formar e atuar na transformação desta sociedade e, não somente, sujeitos reprodutores do sistema econômico-socio-cultural.

O Centro de Juventude Cajueiro conta com a parceria de várias instituições e grupos - Projeto La Abuela, Promenor, Pro-afro. Queremos contar com as pessoas que estão nas comunidades de periferia para motivar os/as jovens a se inserirem neste processo de formação.

O programa Pro-Afro/PUC atua em assessoria de temas que provocam posicionar-se na sociedade contra os racismos. É uma presença negra qualificada, capaz de dar cor para a Universidade. Este programa está em parceria com o projeto “Na Trilha da Universidade” com a tarefa de trazer o debate para que os/as jovens possam encontrar espaços nesta sociedade de identificação, ou melhor, se autorepresentar.

O projeto pré-universitário tem mais de 10 anos de existência, cada ano sofre suas avaliações. Está sob a responsabilidade do Centro de Juventude Cajueiro há um ano. Foi acolhido para ser realizado na PUC-GO em 2013.

O projeto Na Trilha da Universidade está destinado a formar  jovens que já estão atuando em grupos: em Igrejas, movimentos sociais, associações, grupos culturais. Queremos dar continuidade aos processos de preparação destes sujeitos históricos.

Algumas informações importantes:


Inscrições: 17 a 28 de Fevereiro
Seleção: 3 a 5 de Março
Divulgação dos selecionados: 6 de Março
Início das Aulas: 10 de Março
Local da realização em 2014- Centro Cultural Cara Vídeo

 
Critérios:

Ser jovem entre 17 a 29 anos
Ter disponibilidade de participar efetivamente das aulas e de outras atividades que envolvem o projeto.
Estar envolvido e participar de grupos comunitários, ONG,s, Associações etc..
Que tenha possibilidade de assumir transporte e alimentação
Preencher a ficha completa entre os dias 17 a 28 de fevereiro. 
Contribuição mensal - R$20,00
informações - liderjovem@cajueiro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário