domingo, 19 de janeiro de 2014

JUVENTUDE CATÓLICA: O novo discurso da Teologia da Libertação

1.       



Autor - Flávio Munhoz Sofiati

Este livro é uma vasta documentação, ele aborda um objeto até agora pouco estudado pelas ciências sociais no Brasil: a formação e o desenvolvimento da Pastoral da Juventude, de sua pedagogia e de suas opções políticas.

Flávio Sofiati demonstra, de forma convincente, que este objeto «sócio-religioso» não pode ser compreendido fora do contexto maior que é a evolução da Igreja no Brasil e o surgimento da teologia da libertação.

Na verdade, esta teologia profundamente inovadora é apenas a ponta visível do iceberg, a expressão cultural de um vasto movimento social que aparece no Brasil desde o começo dos anos 60 – bem antes da aparição dos primeiros livros dos teólogos da libertação. Este movimento inclui setores significativos do clero - padres, freiras, ordens religiosas, bispos – dos movimentos religiosos leigos, como a Ação Católica, a JUC, a JOC, das comissões pastorais - como Justiça e Paz, Pastoral da Terra, Pastoral Operária, Pastoral da Juventude - e das comunidades eclesiais de base (CEBs).

A Pastoral da Juventude, com suas características próprias, analisadas de forma precisa por Flavio Sofiati, é uma das manifestações deste cristianismo da libertação – provavelmente, mais sensível do que outras às tendências culturais individualistas presentes na sociedade, a partir dos anos 1990.

O livro tem 175 páginas.


O livro Juventude Católica: o novo discurso da Teologia da Libertação encontra-se disponível para venda na Livraria Cajueiro. O valor unitário está orçado em R$20,00.

Os pedidos poderão ser feitos através dos seguintes contatos: 

E-mail: livraria@cajueiro.org.br

Telefone: + 55 (62) 8285-4436 (Tim)
8631-8557 (Oi)
9422-6625 (Claro)
    9957-2949 (Vivo) 

Um comentário: