domingo, 12 de janeiro de 2014

Curso virtual para formação de educadores/as de juventude – Civilização do Amor Projeto e Missão


O Centro de Juventude Cajueiro ofereceu o primeiro curso virtual com o objetivo de capacitar educadores/as (jovens e adultos) para o serviço de acompanhamento à juventude e suas organizações. O tema central foram as orientações da Pastoral da Juventude do Continente Latino Americano que estão no livro Civilização do Amor – Projeto e Missão.

Aproximadamente 700 pessoas foram envolvidas entre participantes e facilitadores/as. Participaram 19 países; 11 grupos e instituições foram parceiras no projeto.

A formação virtual  foi organizada em cinco módulos: 1) Introdução, apresentação; 2) Marco da Realidade e Marco Histórico; 3) Marco Doutrinal e Celebrativo; 4) Marco Operativo e 5) Projeção da formação de lideranças e avaliação. O curso propôs, de modo livre, um trabalho final – a construção de um material didático para trabalhar nas comunidades e grupos o Marco de Referência da PJ Latino Americana.

A experiência foi carregada de muitas aprendizagens. A primeira delas é sobre o ambiente virtual e a questão da autonomia dos sujeitos em seus processos de formação. Uma questão é a exigência de disciplina para a participação, assim, como leituras pessoais. O curso foi oferecido de forma gratuita, com a colaboração de pessoas facilitadoras das turmas.

A metodologia de educação popular, com uma dinâmica que parte sempre da realidade, provoca o grupo dos participantes a rever as suas práticas, elaborar um caminho planejado para garantir um melhor acompanhamento da juventude a partir de projetos que partam dos interesses e necessidades de jovens concretos.

A Plataforma próxima da estruturas da Redes Sociais, também, foi um elemento importante para garantir um envolvimento da juventude.

Estamos no período de avaliação. Ela será vital para organizar projetos de formação neste espaço virtual. Muitas pessoas se inscreveram, porém, na mesma proporção as pessoas, também deixaram o curso, com várias justificativas. Algumas delas, bastante plausíveis, outras nem tanto.

Nosso desejo como Centro de Juventude é continuar oferecendo a proposta. Por isto, convocamos as pessoas que, por alguma razão, deixaram de participar, e, também as pessoas que permaneceram fieis até o final, para que possam nos enviar as suas impressões, sugestões, críticas a tudo que possa contribuir para a melhoria desta iniciativa.

O objetivo do curso era capacitar educadores/as (coordenadores/as e assessores/as) sobre o Marco de Referência da PJ do Continente. Oferecemos não somente a síntese, elaborada pelo Hilário, mas uma série de materiais didáticos, através das etapas. O que acharam?  O objetivo proposto foi alcançado? Os materiais, os textos, os  vídeos, as músicas, as orações contribuíram para entender a dinâmica da Civilização do Amor – Projeto e Missão?

Por favor, aquelas pessoas que estão neste processo,  reservem um tempo para dar esta bonita contribuição. Se puderem, postem na Plataforma. www.cajueiro.org.br/ava com sua senha e login. E aquelas pessoas que não tiverem disposição para entrar, enviem as impressões para virtual@cajueiro.org.br.


Carmem Lucia Teixeira – coordenação do curso.

4 comentários:

  1. Boa noite! trabalhei com a Pastoral da Juventude e sou orientador do Crisma. Quero participar dessa formação, o que devo fazer?

    Meu nome é João Bispo e atua na Paróquia São Pedro Apóstolo na Grande Vitória ES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje iniciamos as inscrições para a proxima turma de Na Trilha da Civilização do Amor. Se deseja inscrever e formar um grupo de pessoas na sua cidade ou região para que faça com um grupo, não sozinho. abraços, Carmem

      Excluir
  2. Se for possível, gostaria de inscrever-me na próxima turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, iniciamos hoje as inscrições para esta nova turma. Caso tenha interesse de participar, forme um grupo de pessoas, duas, tres, quatro... quantos for mais prático para que possam juntos estudar o material, conversar sobre as questões postas. Abraços, Carmem

      Excluir