terça-feira, 5 de novembro de 2013

De um Estudo Bíblico, surge o relato de uma experiência.


Por Odaice Gonçalves.


Confesso que ao ouvir, nos avisos ao final da celebração de quarta feira (23/10), o convite para participar de um Estudo Bíblico nos dias 26-27/10, não dei muita importância, até por que as informações sobre o mesmo foram poucas. No entanto, resolvi ir participar, especialmente por que Bíblia é um tema que me interessa muito e tenho muita sede e necessidade de conhecer, aprofundar... para fundamentar minha fé e o meu trabalho na Pastoral Catequética. 

Posso dizer que tudo me encantou. De cara me identifiquei com a ambientação - simples, porém significativa. Ao ser apresentado o assessor, Pedro Caixeta, o nome e a figura dele não me dizia muito. No entanto, quando ele falou um pouco de si, da sua formação, da sua "escola", foi possível perceber que o fim de semana valeria a pena. E assim foi! Pedro, com seu jeito simples, e um tanto irreverente, foi nos conduzindo a nos conhecermos, a constatarmos que somos PESSOAS e que pessoas são DONS, PRESENTE. Ajudou-nos a pensarmos o mundo no qual estamos inseridos e a percebermos que a contemporaneidade é desafiadora. Analisamos, também, a comunidade da qual fazemos parte - como ela é; o que tem realizado; quem são as pessoas que a integram; quem a faz acontecer; o que ela tem oferecido, quais as maiores dificuldades, alegrias...

Diante dessa realidade, fomos desafiados a aprender da bela Pedagogia de Jesus, o jeito de ser igreja, de contribuir com a construção do Reino de Deus.
Com textos, cuidadosamente selecionados, dos Evangelhos de Mateus e Lucas e também dos Atos dos Apóstolos, fomos percebendo o jeito de Jesus fazer as coisas acontecer: ir ao encontro do povo, falar a sua língua, ser misericordioso, estar em sintonia com a realidade, ser perspicaz, falar com autoridade, priorizar os miseráveis, os simples, os humildes... constatar como viviam as primeiras comunidades...

E o desfecho reconfortante - a centralidade da pedagogia de Jesus está nas bases, nos pequenos grupos, nas pessoas. Eu dizia na minha avaliação que me sentia aliviada e convicta. Sim, pois o Pedro nos conduziu a confirmar (na Pedagogia de Jesus) o que Pe. Floris nos levou a descobrir a mais de 30 anos atrás, quando chegou aqui na Diocese de São Luís de Montes Belos, para assessorar a juventude que até então vivenciava os movimentos de Treinamento de Liderança Cristã, as "comunidades jovens", os grupões. Sua proposta era a criação da PJ e a formação de pequenos grupos de jovens.

As reflexões, os estudos, as conversas, os posicionamentos me animou e motivou!

Obrigada Senhor, pela inspiração do Teu Espírito Santo!

Obrigada Pedro Caixeta, pela sua metodologia, pelo seu carisma... por ser DOM! Por SER PRESENTE, PRESENTE que causa ALEGRIA, que transmite VIDA, que vive o AMOR!


DEUS SEJA LOUVADO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário