quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O mundo dos jovens na América Latina


Contexto socio-cultural-eclesial contemporâneo da juventude
Elsie Auzier Vinhote*
Falar da juventude latino-americana é falar de cerca de 110 milhões de pessoas que fazem deste continente um continente jovem. Descrever aqui esta realidade, complexa e heterogênea, é um grande desafio. A América Latina é grande formada por mais de 20 países, cada um com suas características próprias, com uma grande diversidade cultural. No entanto, a mesma história de “descoberta” nos faz semelhantes em vários aspectos. São grandes as heranças de colonização fazendo que sejamos, ainda, um povo dependente, mesmo com os avanços e conquistas na área social e cultural, sem deixar de reconhecer que temos muito a oferecer ao mundo todo com nossas tradições, nossos antepassados, nossa floresta com a biodiversidade, as danças e culinárias incontáveis. Em nível eclesial, somos o continente com maior porcentagem de católicos no mundo, com muita vivacidade e muita riqueza ainda a ser descoberta pela Igreja universal.

A juventude está no meio dessa realidade sofrida e rica, formada por cerca de 30% da população, formando como grupo social um segmento que absorve e influencia o que está ao seu redor.

O tema “juventude” vem sendo progressivamente de grande interesse para vários setores da sociedade orientados por paradigmas diversos de leitura. Não são poucos os que estão investindo neste tema e muito se tem encontrado sobre isso: artigos, sites, estudos e pesquisas. O que vou escrever são dados a partir dessas leituras e a partir da minha experiência com os jovens não deixando de lado entrevistas com alguns deles mais próximos geograficamente, mas não deixando de ser, igualmente, a expressão de outros jovens. 

*  Religiosa da Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo. Brasileira, missionária no Peru. Ex-assessora nacional da Pastoral da Juventude, no Brasil.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário