sábado, 20 de julho de 2013

Criminalização dos movimentos sociais




O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (NDH/UFG), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/FCS/UFG) e Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/PRPPG/UFG), convida estudantes, professores, pesquisadores, ativistas de movimentos sociais e a população em geral para o próximo Ciclo de Estudos e Debates a ser realizado no dia 29 de julho (segunda-feira) às 19 h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito. Nossos palestrantes convidados são o Prof. Dr. Alexandre Bernadino Costa, da Faculdade de Direito da UnB e o Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Contaremos também com a participação especial do Tiago Madureira Araújo, da Frente de Luta contra o Aumento da Tarifa. 

Enquanto especialistas e o mundo político reagem com perplexidade diante da onda de protestos que vem tomando as ruas das cidades brasileiras, os poderes instituídos e a grande mídia lançam mão, via de regra, da repressão policial, da judicialização do direito de opinião e da criminalização das manifestações e de seus organizadores.

Diante deste cenário, a próxima edição do Ciclo de Debates terá como tema “Juventude, Manifestações e Criminalização dos Movimentos Sociais: interpretações e perspectivas de enfrentamento”. De forma que, o desafio é duplo: interpretar os significados e limites dessas manifestações (suas pautas, sua organização, seu alcance, seus legados) e enfrentar o problema da criminalização e da judicialização, ou seja, de problematizar a capacidade do Estado brasileiro, em particular do Governo do Estado de Goiás, de reagir a elas, aprofundando a compreensão sobre os temas: juventude e contestação; participação e representação; resistência e opressão; organização e criminalização. Assim, após um breve relato dos fatos pelo membro da Frente de Luta contra o Aumento da Tarifa, cada um dos palestrantes terá 30 minutos de exposição para apresentação de ideias a serem em seguida debatidas pelos presentes.

O NDH/UFG irá conceder certificados de participação em atividade acadêmica extracurricular de 3 horas.

PERFIL ACADÊMICO DOS PALESTRANTES:

Prof. Dr. Alexandre Bernadino Costa – Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Ex - Decano de Extensão da Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto da UnB, membro da comissão de exame OAB- DF - Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro da Comissão de Anistia do Governo Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino jurídico, direito, estado democrático de direito, reforma curricular e novos movimentos sociais.

Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati – É professor adjunto de sociologia da UFG - Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Ciências Sociais. Atua no Curso de Especialização em Políticas Públicas e é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tem doutorado em Sociologia pela USP Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2009). Fez estágio na EHESS École de Hautes Études en Sciences Sociales (França) em 2007/2008 com bolsa-sanduíche da CAPES. Tem Graduação em Ciências Sociais pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com bolsa da CAPES - PET (2001) e Mestrado em Ciências Sociais pela UFSCar Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia da Religião e Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude e Religião, Catolicismo Contemporâneo, Movimento Carismático, Teologia da Libertação

Contamos com a sua participação e apoio na divulgação deste debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário