domingo, 26 de maio de 2013

Sou Cajueiro - um movimento a favor da vida


Esse movimento “SOU CAJUEIRO” começou no início deste ano. Ele já mobilizou várias pessoas em vista de uma causa – a vida da juventude empobrecida. Não vamos deixar os/as jovens órfãos, afirmou Vanildes Gonçalves em 18 de janeiro.

Uma das cartas recebidas dizia: Coragem! Se Deus proveu até aqui. Continuará cuidando em outros espaços. Esse movimento que caminha pela madrugada,  porque perdemos o sono em busca de encontrar sentido para a morte, como experimentou Madalena. Lá naquele tempo e, também, agora o Mestre a encontra e diz a Palavra que anima a comunidade a seguir. 

Vivemos essa experiência em que muitas pessoas tem buscado uma forma de participar e de contribuir com o Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, que é o nosso CAJUEIRO.  Um espaço, uma rede que articula a formação, a assessoria e a pesquisa como tarefa em vista de uma sociedade justa e fraterna, "outro mundo possível".Vamos forjando com mística, beleza, afeto, liberdade e opção clara pelos empobrecidos/as esse caminho novo.

Já estamos na Vila Romana, em Goiânia, organizados como Associação. Há um esforço de continuidade para alguns projetos (pesquisa e produção de materiais, intercâmbio, formação de lideranças, Escola de Educadores/as, formação litúrgica, formação bíblia...). Com precariedade própria deste tempo, porém com muito esforço e solidariedade. Também, continuamos a distribuição dos livros e materiais para grupo de jovens (livrariacajeiro@gmail.com ), atendendo pedidos de assessoria para municípios, grupos, organizações das Igrejas (centrocajueiro@gmail.com ). Estamos também, estudando caminhos novos para a formação, assim como revendo nosso modo de organizar.

Foram muitas doações para organizar o Espaço e plantar o Cajueiro. Alimentamos de muitas rezas e celebrações que nos animaram neste caminho. Há muitas pessoas desejosas de continuar suas contribuições com este caminho. Aqueles/as que estão neste plantio do Cajueiro e precisamos de muita gente porque a tarefa é grande. Queremos acolher para que a missão se alargue ainda mais para que o serviço prestado seja bom e alcance à juventude empobrecida, para que seja sujeito na construção de sua história.

Caso você deseja participar deste movimento de plantar este Cajueiro já temos um correio para os sócio-apoiadores/as  e esperamos o seu contato – soucajueiro@gmail.com.

Escreva-nos dizendo sobre como você deseja participar desta tarefa. Envie sugestões para que possamos organizar a buscar de sustentabilidade para a missão.

5 comentários:

  1. Olá Cajueiro,

    Quero colaborar com a agenda de Vocês, porque quando cheguei em Goiânia foi muito bom ter contato com essa turma maravilhosa e engajada, que hoje faz parte do cajueiro. Então, poderíamos pensar em ações culturais celebrativas, quem sabe um jantar cultural, ou uma atividade artística, um ato de engajamento político-artístico pela juventude...Nessas ações ou em uma delas, ter uma colaboração de 10 reais, no mínimo, para o clube Os Amigos do Cajueiro, para a realização de uma ação exclusiva, a ser pensada por vocês, e depois realizar a prestação de contas, não só do arrecadado, mas dos desdobramentos das ações "estou no Cajueiro". Bom, são apenas idéias que me vieram agora na cabeça. Seguimos em contato...Há braços, Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia é muito bom poder contar contigo neste caminho novo que estamos percorrendo.
      As ideias que você nos oferece vamos refletir sobre elas para pensar a operacionalização das mesmas.
      Contamos contigo para espalhar essa ideia e construir uma rede. bjs

      Excluir
  2. A cada passo vamos encontrando pessoas e propostas pelo caminho... queremos acolher a todos e todas

    ResponderExcluir
  3. Caros (as)

    Legal buscar aprender com a experiência do coletivos de produtores culturais Fora do Eixo, que utilizam o recurso da moeda social e modelos interessantes de trabalho colaborativo.
    http://foradoeixo.org.br/institucional

    Da mesma forma, é legal analisar em caminhar pela via da formação, criação de produtos no campo da economia criativa e prestação de serviços no campo do apoio a produção de eventos e coisas afins.

    Exemplo: Produção de agendas, livros, CDs, DVDs, camisas com temas criativos, uma produtora de audiovisual etc.

    Buscar recursos públicos também é uma boa. Uma dica é ficar atento aos editais do Ministério da Cultura, para isso, é bom investir na capacitação em elaboração de projetos culturais.

    Abraço,


    Zezito de Oliveira


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos as sugestões. Estamos registrando para organizar o planejamento das ideias e projetar possibilidades.

      Excluir