segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seminário Nacional da Campanha contra o Extermínio faz memória dos/as jovens


O Seminário reuniu pessoas de todo país. Jovens e adultos/as, religiosos/as e leigos/as que aprofundaram os caminhos para fazer a defesa da vida da juventude e garantir os seus direitos. Um tempo para celebrar o caminho feito da Campanha que iniciou em 2009. Hoje, a campanha, já se tornou uma política de Governo com a presença de Felipe Freitas no "Juventude Viva" que foi apresentado por ele e pela secretária de juventude do Governo Federal Severine. Tanto Severine, como Felipe Freitas tem uma trajetória na Pastoral da Juventude. O que revela avanço dos compromissos assumidos pela Pastoral da Juventude neste processo porque forma lideranças comprometidas com a vida e vida em abundância. E continuam fazendo ações de "pastoral" porque estão em espaços que cuidam da vida da juventude, como nos ensina o Mestre de Nazaré.
Também, estiveram no Seminário Nacional, Nilmário Miranda, hoje deputado federal por Minas, militante dos Direitos Humanos, Daniel Seidel, primeiro secretário Nacional da PJ, hoje Secretário de Estado do Distrito Federal. Padre Toninho da comissão da Juventude da CBBB, Padre Geraldo da dimensão Política  da CNBB também, passaram pelo Seminário e marcaram presença.
José Ivaldo falou em nome da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Carmem Lucia Teixeira esteve na assessoria.
O CAJUEIRO marcou presença neste seminário apoiando a sua organização, acolhendo o povo, assessorando o Seminário. Neste espaço renovamos o nosso compromisso com a Campanha a Juventude quer viver, basta de extermínio de Jovens.
O Seminário apresentou 6 horizontes para trabalhar a Campanha - a violência, a redução da maioridade penal, o encarceramento, o tráfico humano, as drogas e a questão da política de segurança pública. Estes horizontes foram debatidos em oficinas e construído, primeiro a situação e os desafios e posteriormente as respostas de ação que necessitam ser implementadas nos vários âmbitos da Pastoral da Juventude.
Estiveram presente no seminário vários parceiros nesta luta pela vida da juventude.
A equipe que coordena o Projeto a Juventude quer viver está encarregada de elaborar uma síntese e enviar para os participantes.
O Seminário foi regado de mística - momentos de espiritualidades - que foram assumidos pelos participantes como ponto forte da caminhada.Na celebração de envio recebemos a terra do lugar onde Padre Gisley Azevedo foi assassinado. O grupo renovou o compromisso com a campanha e com a defesa da vida. Junto com a terra que recebemos estava também sementes de sempre viva do Cerrado.
álbum de fotos_Carmem

notícias na página da PJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário