domingo, 14 de abril de 2019

Sou Cajueiro - Prestação de Contas do mês de março 2019


  Goiânia-GO, 10 de abril  de 2019

Querida Gente,


“Mas é preciso ter manha, É preciso ter graça 
É preciso ter sonho sempre”
Milton Nascimento


Neste mês de março celebramos a alegria do nosso povo que apesar de tantos desafios ainda saem pelas ruas e brincam através do Carnaval que este ano transmitiu através das fantasias as vozes das nossas minorias. Março também é mês de graça, de sonho e de força das nossas mulheres que lutam por direitos em nossa sociedade. O Cajueiro é o chão destas mulheres que reconhece suas conquistas sociais, políticas e culturais.
Durante o longo da nossa história as mulheres têm liderado nossos projetos e atividades, o que não foi diferente neste mês. Com as colaborações este mês destacamos o valor de R$ 24.675,76 (vinte e quatro mil reais, seiscentos setenta e cinco reais, setenta e seis reais) de pessoas que adotaram mensalmente  a Campanha SOU CAJUEIRO e também os parceiros como PROMENOR , Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, Congregação Oblatos, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora - CSA e o Centro Cultura Caravídeo. Este valor será destinado ao ano de 2019 nos Projetos como: Na Trilha da Universidade, Jovem Comunica, Rede Caminhos de Esperança - Plataforma Cajueiro e manutenção das salas.

Rede Caminho de Esperança
No dia 02 de março - Carmem, Marta, Katiuska e Hélia Marina Monteiro. A Rede Caminho de Esperança está estruturada com 14 grupos. Estamos em tempos de organização e fortalecimento da Rede, acompanhamento dos Cursos Virtuais em português e espanhol, revisão dos cursos e do projeto gráfico. O curso virtual grátis iniciou  no dia 15 de março, com o curso: Na trilha da formação de educadores/as jovens e adultos.


Reunião com Grupo de Mulheres – As mulheres continuam a preparação do mês de março. Presença do Cajueiro. Um dos projetos é acompanhar os movimentos sociais para que possamos intervir nesta realidade para que seja sempre lugar de respeito e de vida.

CARNAVAL - O bloco Não é Não trouxe para as ruas de Goiânia alegria e denuncia para a vida das mulheres. As mulheres do Cajueiro estiveram nesta festa das mulheres empoderadas. A ação para mudanças exige várias estratégias, uma delas é a festa do povo.

Comenda Chica Machado -  mulheres do Cajueiro foram convidadas para receber uma Comenda Chica Machado oferecida pela Assembleia Legislativa de Goiás pelo deputado Karlos Cabral. Reconhecer a luta das mulheres de ontem e de hoje.


Preparação da Assembleia do Cajueiro – Neste mês de março o CAJUEIRO comemora 6 anos de existência, e é momento de preparar o chão para acolher novos frutos através da Assembleia Geral. A equipe do CAJUEIRO prepara esse chão com muita alegria. Apresentar o plano, com seus programas e projetos através de um trem. O esforço exige construção para que possa gerar envolvimento.


 Dia 14 de março o final da tarde foi o tempo de falar de saúde como um direito. Defesa da saúde pública e, por isso dizer não a privatização do Hospital das Clínicas. Mulheres na defesa da vida. Foi o grito de Meiriele presente

O Ofício nas Casas reuniu o povo para celebrar e foram recebidos na casa da Regina e Danielle em Trindade. Tempo de fortalecer as resistências e o cuidado com a vida. O Ofício é parte de nosso projeto de Mística do Bem Viver. Ele tem acontecido cada mês e visita as casas para fortalecer a amizade e o cuido.

Em Brasília, o grupo se reúne para resistir na amorosidade. Acolher o Mirim que chega para viver em Brasília


Observatório das Juventudes na Contemporaneidade
 Miriam colabora para todas as pessoas refletirem sobre educação em Goiás. O debate sobre a militarização. 

Assembleia Eleição e Posse nova diretoria do CAJUEIRO – No dia 23 de março aconteceu a assembleia que teve objetivo de avaliar os programas e projetos do Cajueiro, Prestação de Contas e eleição e posse na nova diretoria que ficou composta por:
Carmem Lúcia Teixeira – Presidente; Mírian Fabia – vice presidente, Marcia Mascarenhas – tesoureira e Helia Marina – Secretaria. E o conselho fiscal composto por: Claudia Lima, Geraldo Nascimento, Samuel Mendonça, Rezende Bruno Avelar, Francisco Alves e Lucinethe Pereira.





Na Trilha da Universidade – O projeto irá reiniciar as atividades neste primeiro semestre de 2019, a equipe de educadores e apoiadores estiveram reunião de planejamento.  As atividades acontecerão aos sábados.

Cebi -Encontro do grupo em Brasília na realização da Oficina sobre Tertúlia literária. O encontro se realizou na casa das Missionárias de Jesus Crucificado, no Sol Nascente. Resistências nos encontros, nos estudos Gecineia, Vanildes, e tantas pessoas. Facilitadora Paula Gomes.


Cajueiro presente na manifestação contra a ditadura, a tortura e a favor da democracia, do respeito a vida. Geraldo Marcos Labarrere NascimentoFrancisca Marta Jacinto, Mercedes, Romenia SousaMaria Aurora NetaCidinha Cruz


Com tantos encontros é que a gente se fortalece, e seguimos florindo e colhendo frutos graças a colaborações de cada um e cada uma de vocês. Vamos juntos continuar fortalecendo esse espaço de luta e amor pelas juventudes.

 Pedimos a você que apoie esta iniciativa do Centro de Juventude Cajueiro faça sua doação para o
https://cajueiro.org.br/sou-cajueiro/ esperamos o seu apoio para que estas ações possam continuar.

Nosso muito obrigado!
CAJUEIRO

Visite nossa sede no Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361 – Setor Sul – Goiânia/GO e em nossas redes sociais: www.cajueiro.org.br   http://cajueirocerrado.blogspot.com  e http://www.facebook.com/centrocajueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário