sexta-feira, 7 de agosto de 2020

BEM-VIVER: utopia necessária - Org. Luis Duarte

 


O Bem Viver, segundo os mais de cem participantes do Seminário Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à vida, é um modo diferente de  viver (12) e não é viver bem. Viver bem reafirma os princípios capitalistas que precisam ser erradicados (22). O bem viver, herança dos povos indígenas (22) resgata o modelo de vivência comunitária (8) e reafirma o direito à vida plena (12), abundante e feliz para todos/as. 

 

Portanto, o bem viver representa um novo modelo de sociedade (25) que precisa ser realidade. Nesse novo modelo de sociedade há o fim do capitalismo e o advento de uma economia ecológica, solidária e na qual a vida é o primado (21). Trata-se então de uma organização social, política, econômica e religiosa que parta do princípio da dignidade, que reconheçam e promovam para as pessoas a vivência efetiva dos seus direitos (5). Nessa nova sociedade as relações entre as pessoas são marcadas por acolhida, valorização, respeito e dignidade (20). Nessa nova sociedade as pessoas respeitam a si (17), os/as outros/as (20) e a Natureza (23). 

 

Construir essa nova sociedade é um desafio, mas também uma utopia (6) urgente e necessária. Como tal, é um processo de decoloniedade (6) e uma construção coletiva (10).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário